A vacina ACWY faz parte do Calendário de Vacinação e confere proteção contra quatro tipos de meningite. Conheça mais sobre a imunização:
É uma vacina inativada, ou seja, não é capaz de causar a doença. Pode ter em sua composição o toxoide tetânico, diftérico, ou o mutante atóxico da toxina diftérica, chamado CRM-197. Dependendo do fabricante pode conter também sacarose; trometamol; fosfato de potássio diidrogenado; cloreto de sódio; fosfato de sódio diidrogenado monoidratado; fosfato dissódico hidrogenado diidratado; cloreto de sódio e água para injeção.
A vacina contra meningite confere proteção contra meningites e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos sorogrupos A, C, W e Y.
A meningite é uma doença imunoprevenível causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) que leva a uma infecção das membranas que recobrem o cérebro. Se não tratada rapidamente, pode atingir a corrente sanguínea e causar uma infecção generalizada.
Há 5 sorogrupos de meningococo mais comuns que acometem a maioria das pessoas com doença meningocócica: A, B, C, W e Y. No Brasil, o sorogrupo mais comum é o C.
Os principais sintomas incluem:
Por ser uma doença de rápida evolução, recomenda-se auxílio médico a partir de qualquer suspeita de meningite.
O tratamento é realizado com antibióticos, sendo necessária a admissão em Unidade de Terapia Intensiva na maioria dos casos.
A vacina meningocócica B protege contra meningites e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo do sorogrupo B. A vacina meningocócica C, confere proteção contra o sorogrupo C.
Já a vacina ACWY, protege contra 4 sorogrupos diferentes: A, C, W e Y.
A imunização é indicada para:
A vacina ACWY pode ser administrada a partir dos 2 meses de idade.
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), recomendam duas doses no primeiro ano de vida da criança em esquema iniciado a partir de 3 meses de idade e reforços entre 12 e 15 meses, entre 5 e 6 anos e aos 11 anos de idade.
Adolescentes não vacinados anteriormente deverão tomar uma dose seguida de reforço após cinco anos.
Para adultos, recomenda-se apenas dose única da vacina.
As reações mais comuns da vacina são:
Sintomas menos comuns, que devem ser monitorados, são:
As reações adversas tendem a amenizar ou sumir por completo após 72h da vacinação.
Antes da vacinação, não é necessário nenhum tipo de cuidado especial, recomenda-se apenas que na presença de febre, a vacina seja adiada.
No caso de reação local podem ser aplicadas compressas frias no local da injeção nas primeiras 24 horas. Sintomas incomuns ou que demorem mais de 72h para passar, deverão ser avaliados por profissional de saúde e notificados aos serviços de saúde.
A vacina meningocócica B, poderá ser administrada ao mesmo tempo da vacina ACWY.
A vacina é segura e a única contraindicação é para pessoas que tiveram anafilaxia após o uso de algum componente da vacina ou após dose anterior.
Sim, a vacina ACWY está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para adolescentes de 11 e 12 anos.
Fontes
Família SBIm. Vacina Meningocócica conjugada quadrivalente — ACWY. Disponível em: https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacina-meningococica-conjugada-acwy
Vacinas relacionadas
Comentários