nav-logo
Compartilhe

    Vacina altera exame de sangue?

    Entenda em quais casos deve-se tomar cuidado

    Por Equipe NavPublicado em 29/05/2023, às 18:16 - Atualizado em 03/08/2023, às 09:29

    vacina altera exame de sangue

    Saber se a vacina altera exame de sangue é importante para se programar de forma adequada ao realizar seus preventivos e se proteger. Em grande parte dos exames laboratoriais, não há restrição, mas existem exceções que devem ser levadas em consideração.

    Posso fazer exames de sangue no mesmo dia em que me vacinei

    Sim, não há interferência da vacinação na maioria dos exames laboratoriais. Mas algumas exceções devem ser lembradas:

    • Vacinas de vírus vivos atenuados (sarampo, caxumba, rubéola, varicela e febre amarela) podem levar a uma viremia (presença de vírus vacinal atenuado no sangue) no período de 28 dias que se seguem à vacinação. Por isso, embora não seja habitual, um exame que pesquise esses vírus no sangue nesse período após a vacina pode ser positivo e representar só a vacina em ação no nosso corpo.
    • Após a vacina hepatite B, o antígeno da própria vacina pode persistir no sangue até 18 dias após a vacinação e até 52 dias em pacientes que realizam hemodiálise. Esse achado não representa infecção pelo vírus da hepatite B, mas pode confundir caso a pessoa realize exames para hepatite B logo após a vacina.
    • A presença de gânglios em axilas também foi observada após vacina Covid-19. Por isso, exames de imagem, como mamografia e ultrassonografia de mamas, devem ser evitados logo após a vacinação Covid-19, para não haver confusão com a presença de gânglios por outras causas.

    Alguma vacina pode alterar o exame de sangue?

    Não há problema em realizar exames de sangue após receber vacinas. A exceção mais importante é a dosagem de um marcador para hepatite B, o HBsAg. Como dito anteriormente, após a vacina hepatite B o antígeno da própria vacina pode persistir no sangue por alguns dias, fazendo com que haja confusão nos resultados caso o paciente faça coleta de sangue logo após a vacinação.

    Clique aqui para agendar sua vacina

    Pode tomar várias vacinas no mesmo dia?

    Depende. Algumas vacinas podem ser aplicadas simultaneamente, mas, em outros casos, é necessário aguardar um intervalo para garantir o desenvolvimento de uma boa resposta de anticorpos.

    Os imunizantes que não devem ser aplicados simultaneamente são:

    • febre amarela e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);
    • febre amarela e a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela).

    Essa recomendação é especialmente direcionada para crianças entre 12 e 23 meses de idade.

    Atualmente não há mais nenhuma exigência de intervalo entre vacina Covid-19 e outras vacinas.

    Pode beber depois de tomar vacinas?

    Outra dúvida comum sobre a vacinação é se pode beber depois de tomar a vacina. A resposta fornecida pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) é que o consumo moderado de bebidas alcoólicas não interfere na resposta imunológica das vacinas. Do mesmo modo, é sempre recomendado tirar suas dúvidas com um profissional.

    Após se vacinar, quanto tempo depois pode doar sangue?

    Você deverá aguardar dois dias para doar sangue caso tenha recebido vacina preparada com vírus ou bactéria mortos, toxoide ou recombinantes. Exemplos: poliomielite inativada, difteria, tétano, febre tifoide (injetável), meningite, coqueluche, pneumococo. Além dessas, quem tomou a vacina Influenza (gripe) deverá aguardar o mesmo período.

    Em relação a vacina Covid-19, recomenda-se aguardar 48 horas para doar sangue às pessoas que se vacinaram com a CoronaVac (Sinovac/Butantan). Para quem tomou as vacinas AstraZeneca, Pfizer-BioNTech e Janssen, a doação pode ser feita decorridos sete dias de cada dose.

    No caso de vacinas vivas atenuadas (sarampo, caxumba, rubéola, febre amarela, varicela), deve-se aguardar 30 dias para doar sangue.

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também