Agende já suas vacinas
Vacinas
01 set 2020 | AUTOR: Equipe Vacinas.com.br

Vacina BCG contra a COVID-19: qual a eficácia?

Os métodos de prevenção do Coronavírus ainda são poucos conhecidos, assim como a eficácia da vacina BCG contra a COVID-19. Estudos sugerem efeito protetor da BCG contra outros tipos de infecções, porém as entidades não recomendam o uso da vacina para combater especificamente a COVID-19, uma vez que ainda faltam estudos mais aprofundados sobre o assunto.

Entenda mais sobre para que serve a vacina e o que sugerem os estudos.

Para que serve a vacina BCG?

A vacina BCG é composta pelo bacilo de Calmette-Guérin, obtido pelo enfraquecimento de uma das bactérias que causam a tuberculose.

A imunização previne a tuberculose, principalmente as formas graves, como meningite tuberculosa e tuberculose miliar (espalhada pelo corpo) e é recomendada como rotina a partir do nascimento até antes de a criança completar 5 anos de idade.

A vacina é aplicada em uma única dose e por via intradérmica. Pode ser encontrada nas Unidades Básicas de Saúde e nos serviços privados de vacinação.

Veja o calendário de vacinação infantil para conferir todas as vacinas que as crianças devem tomar.

Estudos sugerem um efeito protetor da BCG contra outras infecções

Estudos publicados por pesquisadores sugerem que a vacina BCG previne contra outras infecções e não apenas contra a tuberculose. Entenda: 

Moorlag e colaboradores publicaram em 2019 uma revisão das evidências da proteção da BCG contra infecções virais. O resultado é que a vacinação BCG de neonatos se associou à prevenção de sepse, infecções respiratórias e febre nesta população. 

Já em um estudo caso-controle conduzido na Guiné-Bissau, os resultados mostraram que a vacinação BCG pode se associar a redução da incidência de infecções das vias aéreas inferiores causadas pelo vírus sincicial respiratório. 

Em ensaio clínico conduzido no Japão, a administração de BCG a idosos com mobilidade reduzida e com prova tuberculínica negativa reduziu o risco de pneumonia a um nível semelhante ao observado em indivíduos com prova tuberculínica positiva (expostos à tuberculose). 

Em outro estudo recente conduzido em adolescentes na África do Sul, observou-se redução importante da incidência de infecções respiratórias associada à vacinação BCG. 

Não se sabe se os estudos relatados acima representam infecções bacterianas ou virais.

Entretanto, o posicionamento de diversas entidades médicas brasileiras: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ALERGIA E IMUNOLOGIA (ASBAI), Grupo Brasileiro de Imunodeficiências (BRAGID) e internacionais: Jeffery Modell Foundation (JMF), é que há contraindicação da BCG em muitas formas de imunodeficiência primária e secundária, com risco de graves efeitos adversos. Ainda é cedo para dizer se a vacinação com o BCG poderia aumentar resistência a infecções em geral. 

O que a OMS diz a respeito do coronavírus com a vacina BCG?

A OMS explica que NÃO há evidências de que a vacina BCG proteja as pessoas contra a infecção pelo vírus da COVID-19. 

Dois ensaios clínicos que abordam essa questão estão em andamento, e a OMS avaliará as evidências quando estiverem disponíveis. Na ausência de evidência, a OMS NÃO recomenda a vacinação BCG para a prevenção de COVID-19. 

A OMS continua recomendando a vacinação BCG neonatal em países ou locais com alta incidência de tuberculose, uma vez que a vacinação BCG previne formas graves de tuberculose em crianças e o desvio de suprimentos locais pode fazer com que os neonatos não sejam vacinados, resultando em aumento de doenças e óbitos por tuberculose.

Perdi minha carteira de vacinação. O que devo fazer?

Veja onde se vacinar em Locais de Aplicação

 

Fontes

World Health Organization. Bacille Calmette-Guérin (BCG) vaccination and COVID-19. 12 April 2020.

Miller A, Reandelar MJ, Fasciglione K, Roumenova V, Ly Y, Otazu GH. Posicionamento da ASBAI, BRAGID e JMF sobre o estudo: Correlation between universal BCG vaccination policy and reduced morbidity and mortality for COVID-19: an epidemiological study. 2020.

Vacinas por Perfil

Aqui você encontra todas as vacinas que você deve tomar de acordo com seu perfil e cuidados ao viajar.

MaisLidas