nav-logo
Compartilhe

    Vacina de Sarampo: quando tomar, benefícios e reações

    Entenda quem deve tomar a vacina de sarampo e se há necessidade de segunda dose

    Por Equipe Nav DasaPublicado em 30/05/2023, às 10:36 - Atualizado em 15/04/2024, às 09:15

    Vacina Sarampo

    Entenda abaixo sobre se quem já tomou a vacina contra sarampo precisa tomar de novo e outras dúvidas frequentes sobre a imunização.

    O que é sarampo?

    O sarampo é causado por um vírus altamente contagioso, transmitido através do contato de gotículas do nariz, boca ou garganta da pessoa infectada pela doença.

    A doença é das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade, principalmente as desnutridas. Pessoas com problemas de imunidade ou que tomam medicações imunossupressoras também podem ter quadros graves de sarampo.

    Após vinte anos sem circulação endêmica do vírus do sarampo, em 2019 a doença foi reintroduzida no Estado de São Paulo. Por isso, é fundamental manter a carteira de vacinação em dia.

    Quem deve tomar a vacina de sarampo?

    A partir dos 6 meses de idade, todos devem tomar a vacina. O esquema de vacinação funciona da seguinte forma, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação:

    • Dose zero para crianças de 6 meses a 11 meses. Esta dose passou a ser recomendada no Brasil após a reintrodução do sarampo em nosso país, pois crianças pequenas podem ter quadros graves da doença. Entretanto, como nem sempre a resposta à vacina do sarampo é adequada nessa idade, esta dose não é considerada válida para fins do Calendário Nacional de Vacinação. Assim, a criança deve receber a seguir as duas doses após completar 1 ano, ou seja, com 12 e 15 meses de idade;
    • Vacinar com a primeira dose aos 12 meses de idade;
    • Vacinar com a segunda dose aos 15 meses de idade;
    • Vacinar menores de cinco anos não vacinados ou com o esquema vacinal incompleto, completando as duas doses acima de 12 meses;
    • Vacinar trabalhadores da saúde, não vacinados ou com o esquema vacinal incompleto, de qualquer idade, que atuam no atendimento direto de pacientes com suspeita de infecções respiratórias. Todos devem ter duas doses acima de 12 meses;
    • Vacinar pessoas de 5 a 29 anos não vacinados ou com esquema vacinal incompleto; Todos devem ter duas doses acima de 12 meses;
    • Vacinar adultos de 30 a 60 anos não vacinados anteriormente. Estes devem ter registrada em carteira apenas uma dose da vacina;
    • Pessoas acima de 60 anos não precisam tomar vacina sarampo.

    Qual o nome da vacina contra o sarampo?

    Há quatro tipos de vacinas que contêm o componente do sarampo:

    •  Sarampo: Vacina específica para o sarampo. Não está mais disponível na rotina, mas era utilizada há alguns anos, de modo que você poderá encontrar esse registro na sua carteira de vacinação, se tiver mais que 20 anos de idade;
    • Dupla viral: Previne o sarampo e a rubéola. Pode ser utilizada para o bloqueio vacinal em situação de surto;
    • Tríplice viral: Possui componentes do sarampo, caxumba e rubéola e previne essas três doenças;
    • Tetra viral: Protege do vírus do sarampo, caxumba, rubéola e varicela.

    Clique aqui para agendar sua vacina

     

    Quem já teve sarampo precisa se vacinar de novo?

    Quem já teve sarampo diagnosticado por médico e, de preferência, utilizando um exame de sangue para pesquisa de anticorpos, não precisa tomar mais vacina contra esse vírus.

    Mas como as vacinas que contêm o componente que protege contra o sarampo podem ter também outros componentes, como caxumba, rubéola ou varicela, quem ainda não está protegido contra um desses vírus pode precisar tomar a vacina para se proteger contra essas outras doenças.

    Quem tomou vacina contra sarampo pode pegar a doença?

    A vacina sarampo protege a maioria das pessoas que se vacinam, especialmente quando são aplicadas as duas doses recomendadas acima de 1 ano de idade, as chamadas doses válidas. Algumas poucas pessoas podem não responder a essas duas doses, mas a porcentagem desses casos é muito baixa.

    Qual a idade para tomar a vacina do sarampo

    O ideal é que todos as pessoas entre 1 e 29 anos, tomem as duas doses da vacina. Enquanto tivermos o vírus do sarampo circulando em nosso país, crianças entre 6 e 11 meses devem tomar uma dose extra de vacina sarampo (a dose zero).

    Crianças menores de 6 meses não devem ser vacinadas contra o sarampo.

    Dos 30 aos 59 anos, é necessário tomar apenas uma dose da vacina, se não tiver tomado anteriormente.

    A partir dos 60 anos, a imunização não é necessária.

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também