Vacina da gripe dá febre? Entenda as reações da Vacina Influenza

Vacina da gripe dá febre?

As vacinas da gripe são muito seguras, mas algumas pessoas podem sentir determinados sintomas após a vacinação. Porém, não se preocupe! Normalmente esses sintomas são leves e não demoram para passar.

Entenda se a vacina da gripe pode dar febre e quais são os eventos adversos mais comuns da imunização.  

 

Agendar Vacina

 

Afinal, vacina da gripe dá febre? 

Sim. A febre é considerada um dos eventos adversos da vacina da gripe. Pode ocorrer de 6 a 12 horas após a aplicação e persistir por um ou dois dias.  

Vale ressaltar que esse sintoma atinge menos de 10% das pessoas vacinadas.

Vacina da gripe pode dar febre em bebês? 

A vacina da gripe pode desencadear o sintoma de febre e isso não se limita a uma idade específica, podendo ocorrer desde lactentes até idosos. 

Em caso de febre, recomenda-se administrar um antitérmico em dose anteriormente orientada pelo médico e observar. Se a febre persistir, recomenda-se procurar atendimento médico para avaliação. 

Por que não pode tomar a vacina da gripe com febre? 

Caso o paciente esteja com febre no dia da aplicação, recomenda-se adiar a vacinação, pois vacinar em vigência de febre pode dificultar a identificação da causa da febre.  

Quais outras reações adversas comuns da vacina da gripe? 

As reações locais ou sistêmicas mais comuns após a vacinação da gripe podem incluir:  

  • Dor no local da injeção; 
  • Febre; 
  • Mal-estar; 
  • Dor muscular.  

Caso a pessoa apresente outro sintoma diferente dos citados acima ou os mesmos persistam por mais de 48 horas, o médico deve ser procurado imediatamente para que possa avaliar se se trata de evento adverso mais raro à vacina ou de outro problema não relacionado à vacina. 

Vacina da gripe pode dar gripe? 

Outra dúvida bastante comum é se a vacina da gripe pode causar a doença. A resposta é não. A vacina influenza é inativada, ou seja, produzida com partículas virais que não são capazes de causar a gripe.   

Onde tomar a vacina da gripe? 

A vacina trivalente da gripe está disponível no SUS – Sistema Único de Saúde – gratuitamente para pessoas do grupo de risco, como crianças, idosos, profissionais da saúde e pessoas com doenças crônicas.  

Já a vacina tetravalente, que confere proteção contra quadro cepas do vírus, está disponível na rede privada para pessoas a partir dos 6 meses de idade.   

Você pode agendar a sua vacina da gripe tetravalente na unidade do Alta Diagnósticos mais próxima de você. 

 

Agendar Vacina

 

Categoria
Saúde