Vacinas.com.br Agende suas vacinas
Home Blog Vacinas Vacina da gripe e Vacina COVID-19: entenda as diferenças

Compartilhar com

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Whatsapp
Vacinas 10 fev 2021 | AUTOR: Equipe Vacinas.com.br

Vacina da gripe e Vacina COVID-19: entenda as diferenças

A vacina da gripe e a vacina COVID-19 são extremamente importantes e podem ser grandes aliadas na prevenção de ambas as doenças, mas você sabe quais são as diferenças entre elas? Entenda.

Quais as diferenças entre as vacinas da gripe e da COVID-19?

Conheça as principais diferenças da vacina da gripe e da COVID-19 e quem deve se imunizar:

Doses

A vacina da gripe deve ser tomada em dose única todos os anos. A única exceção são as crianças abaixo de 9 anos, no primeiro ano em que receberem a vacina.

Já a maioria das vacina COVID-19, precisam de 2 doses.

Eficácia

A vacina da gripe muda anualmente de formulação, tem eficácia de 50% a 70% e é a melhor forma de prevenir a doença. Ela é produzida com meses de antecedência e é composta por quatro cepas diferentes que circularam no ano anterior.

Já as vacinas COVID-19 disponíveis e que estão em desenvolvimento têm eficácia de 50% a 95% para sintomas leves e moderados. Por outro lado, todas as vacinas COVID-19 têm eficácia próxima de 100% contra as formas graves da doença.

Grupos de vacinação

A vacina da gripe pode ser administrada a partir dos seis meses de idade, sem limite superior de idade.

As vacinas COVID-19, por enquanto, estão disponíveis apenas para pessoas acima de 18 anos de idade.

Reações

As reações comuns da vacina da gripe são: dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção, febre, mal-estar e dor muscular.

As reações mais comuns da vacina COVID-19 também são locais, com dor e vermelhidão no local de administração da vacina. 

banner vacina da gripe

A vacina da gripe protege contra o coronavírus?

Não. A vacina da gripe atua apenas na proteção da gripe causada pelo vírus influenza e não tem relação com o Coronavírus.

Tomando a vacina CoronaVac estou imune à gripe?

Não. É importante que todos tomem ambas as vacinas para se protegerem tanto da COVID-19 quanto da gripe.

A vacina da gripe pode potencializar a imunidade contra o vírus do COVID-19?

A vacina da gripe é ideal para conferir proteção apenas contra a gripe, porém é de extrema importância, principalmente nesse momento que estamos vivendo.

Atente-se à campanha da gripe 2021 e não deixe de se imunizar.

Preciso esperar para tomar outra vacina depois de receber a dose da vacina contra o COVID-19?

A recomendação atual é que se respeite um intervalo de 14 dias antes e depois das doses da vacina COVID-19 com qualquer outra vacina.

É importante vacinar para ambas as vacinas?

Com certeza. Ao se imunizar com as duas vacinas você não protegerá apenas a si mesmo, mas também protegerá toda a comunidade ao seu redor. 

O que acontece se eu pegar gripe e COVID-19 ao mesmo tempo?

Pesquisas realizadas, apontam que é possível contrair as duas doenças respiratórias ao mesmo tempo e que isso pode ser um sério problema para os sistemas de saúde. 

Lisa Maragakis, diretora sênior de prevenção de infecções da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins em Baltimore, Maryland, explica que os sintomas da gripe e da COVID-19 são semelhantes, o que dificulta na hora de fazer o diagnóstico.

A especialista explica também que mesmo que a gripe pareça inofensiva, pode evoluir para quadros mais graves de pneumonia, assim como a COVID-19. 

Para facilitar o diagnóstico e prevenir a doença, recomenda-se a aplicação anual da vacina da gripe e, assim que tiver disponível para todos, a vacina da COVID-19 também.

Onde tomar as vacinas da gripe e contra o COVID-19?

A vacina da gripe está disponível na rede pública para casos considerados prioritários, o que pode variar de ano para ano, e nos serviços privados de vacinação. 

Já a vacina da COVID-19 não está disponível nos serviços privados ainda. A imunização foi aprovada para uso emergencial e autoriza apenas a rede pública a comprar e distribuir as vacinas. 

É possível tomar a vacina da gripe em casa e em segurança

Para as pessoas que desejam tomar a vacina da gripe sem se expor a riscos e com a mesma segurança e qualidade de um laboratório convencional, é possível optar pela vacinação em domicílio, que consiste em agendar o melhor dia e o horário para nossa equipe ir até você.

Fontes

National Geographic. O que acontece se você contrair gripe e covid-19 ao mesmo tempo? Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/ciencia/2020/09/contrair-gripe-e-covid-19-mesmo-tempo-vacina-virus-pandemia-doencas

Vacinas relacionadas

Comentários