nav-logo
Compartilhe

    Vacina de 15 anos: quais são as vacinas para adolescentes e sua importância

    Mesmo sendo conhecida como vacina dos 15 anos, recomenda-se que seja aplicada entre os 9 e 10 anos

    Por Equipe NavPublicado em 30/05/2023, às 09:01 - Atualizado em 30/06/2023, às 17:04

    vacina 15 anos

    vacina dos 15 anos, como era conhecida, na verdade deve ser tomada ainda mais cedo, dos 9 aos 10 anos de idade. A vacinação é de extrema importância em todas as faixas etárias, inclusive na adolescência.

    Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a adolescência compreende o período de vida entre 10 e 20 anos incompletos e algumas vacinas são essenciais para conferir a proteção necessária durante essa e as demais fases da vida.

    Vacina dos 15 anos: dTpa (Tríplice bacteriana acelular) 

    A vacina dTpa confere proteção contra três doenças potencialmente perigosas: difteria, tétano e coqueluche. Trata-se de uma vacina inativada, ou seja, sem capacidade de causar a doença e está disponível nos serviços privados de vacinação e nos serviços públicos apenas para gestantes ​a partir da 20ª semana ​de gestação, puérperas até 45 dias após o parto e profissionais de saúde que atuam em maternidades e serviços de atendimento a recém-nascidos.

    Na rede privada, recomendam-se doses de reforços entre 4 e 5 anos de idade (nessa idade, com o acréscimo da vacina poliomielite inativada), em adolescentes, adultos e idosos.

    O imunizante só é contraindicado em pessoas que apresentaram alergia grave (anafilaxia) ou sintomas neurológicos causados por algum componente da vacina.

    Mesmo sendo conhecida como vacina dos 15 anos, recomenda-se que seja aplicada entre os 9 e 10 anos de idade, para adolescentes que possuam o esquema vacinal da infância completo.

    Se o esquema estiver incompleto ou desconhecido, deverão ser aplicadas 3 doses de vacina, sendo a primeira uma dose de dTpa e posteriormente mais duas doses de dT (dupla adulto). Na rede pública está disponível apenas a dT.

    Clique aqui para agendar sua vacina

    Quais as vacinas que os adolescentes devem tomar?

    Os principais imunizantes que estão indicados na vacinação de adolescentes são: 

    Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (difteria, tétano e coqueluche) – dTpa ou dTpa-VIP ou Dupla adulto (difteria e tétano) – dT.

    • Recomenda-se para pessoas com esquema de vacinação completo, incluindo a dose dos 9-10 anos:dose de reforço, preferencialmente com dTpa, dez anos após a última.
    • Pessoas com esquema de vacinação incompleto:uma dose de dTpa a qualquer momento e completar a vacinação básica com dT (dupla bacteriana do tipo adulto), totalizando três doses de vacina contendo o toxoide tetânico.
    • Para os não vacinados e/ou histórico vacinal desconhecido:uma dose de dTpa e duas doses de dT no esquema 0 – 2 – 4 a 8 meses.

    HPV

    A vacina HPV é recomendada a partir dos 9 anos de idade, necessitando de duas doses com intervalo de seis meses. Isso é válido tanto para meninas quanto para meninos.

    Já para adolescentes com idade superior a 15 anos que não foram imunizados anteriormente, o esquema é de três doses.

    A vacina HPV Nonavalente protege contra a infecção por 9 tipos dos papilomavírus humanos. Vale lembrar que o HPV um dos principais fatores de risco para o câncer de colo de útero, câncer de pênis e o câncer anal. Portanto, a vacinação é de extrema importância.

    Meningocócicas conjugadas ACWY/C 

    • Para não vacinados:uma dose e um reforço após cinco anos.
    • Para vacinados na infância:reforço aos 11 anos ou cinco anos após a última dose.

    Meningocócica B 

    São indicadas duas doses com intervalo de um a dois meses. Em pessoas vacinadas após os 2 anos de idade não se recomendam reforços.

    Varicela (Catapora) 

    • Para suscetíveis:duas doses
    • Para menores de 13 anos:intervalo de três meses.
    • A partir de 13 anos:intervalo de um a dois meses.

    *Até́ 12 anos de idade, recomenda-se a aplicação de vacina combinada quádrupla viral (SCRV).

    Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) 

    Para adolescentes, deve-se avaliar se há duas doses de tríplice viral após 12 meses de idade. Uma dose adicional deve ser considerada apenas em situações de risco epidemiológico, como surtos de caxumba ou sarampo.

    *Até́ 12 anos de idade, a SBIm recomenda a aplicação de vacina combinada quádrupla viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela / SCRV).

    Hepatites A, Hepatite B e Hepatite A + B 

    São necessárias principalmente para aqueles que não foram imunizados na infância.

    O esquema vacinal completo deve ser feito com duas doses da Hepatite A, com intervalo de 6 meses entre elas e três doses da Hepatite B, no esquema 0, 1 e 6 meses.

    Além dessas, existe a opção da vacina combinada de Hepatite A e B que pode ser administrada em duas doses para menores de 16 (0 e 6 meses) e três doses para maiores de 16 anos (0, 1 e 6 meses).

    Vacina febre amarela

    Recomendada em dose única na adolescência para aqueles não anteriormente vacinados.

    Vacina Gripe

    A vacina da gripe é recomendada para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade, inclusive para os adolescentes.

    O vírus influenza, causador da gripe, sofre constantes variações todos os anos. Por esse motivo, a formulação da vacina é atualizada anualmente, de acordo com as cepas em circulação. Portanto, é necessário tomar a vacina todos os anos, preferencialmente no início do outono, quando os casos de gripe tendem a crescer.

    Clique aqui para agendar sua vacina

    Vacina Dengue

    Já a vacina dengue, é recomendada apenas para adolescentes soropositivos e é licenciada para pessoas de 6 a 45 anos.

    Importância da vacinação na adolescência

    A adolescência é a época de transição da infância para a vida adulta, e é nesse momento que ocorrem inúmeras mudanças físicas e hormonais no organismo.

    A fim de conferir proteção contra doenças potencialmente perigosas, doses de reforços de algumas vacinas devem ser aplicadas durante a faixa etária.

    Atentar-se às campanhas de vacinação e ao calendário de vacinação do adolescente da SBIm é de extrema importância para não perder nenhuma vacina essencial.

     

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também