Vacinas.com.br Agende suas vacinas
Home Blog Vacinas Vacina hepatite B: Tudo o que você precisa saber 

Compartilhar com

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Whatsapp
Vacinas 26 jan 2022 | AUTOR: Equipe Vacinas.com.br

Vacina hepatite B: Tudo o que você precisa saber 

A vacina hepatite B previne a infecção causada pelo vírus hepatite B. A doença afeta diretamente o fígado e o vírus está presente no sangue e secreções, podendo ser transmitido de pessoa para pessoa.  

No início, ocorre uma infecção aguda que pode ser sintomática ou assintomática e evolui para uma cura espontânea após seis meses dos primeiros sintomas. Alguns casos podem se tornar crônicos. 

Hepatite B: transmissão 

A transmissão da hepatite viral ocorre por via parenteral e também por via sexual, sendo considerada uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).  

O vírus pode ser transmitido através da pele e mucosa, relações sexuais não protegidas com preservativos e por via parenteral, como compartilhamento de agulhas e seringas, tatuagens, piercings, procedimentos odontológicos ou cirúrgicos e outro.   

Crianças nascidas de mães portadoras do vírus da hepatite B podem se infectar durante a passagem pelo canal de parto, ao entrarem em contato com sangue e secreções contaminadas.  

É importante dizer que a hepatite B não é transmitida através do compartilhamento de talheres, pratos, copos, aperto de mão, abraço ou beijo. 

Vacina hepatite B: doses 

O esquema de vacinação para hepatite B doses funciona da seguinte maneira: 

Vacina Hepatite B Infantil:  uma dose em formulação isolada ao nascimento e doses aos 2, 4 e 6 meses de vida, incluídas na vacina Pentavalente de células inteiras, oferecida pelo SUS. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendam o esquema de quatro doses (adotado pelo PNI) ou de três doses: ao nascimento, em formulação isolada, e aos 2 e 6 meses de vida, como parte da vacina Hexavalente acelular. Aos 4 meses é recomendada a vacina Pentavalente acelular, que não contém o antígeno hepatite B em sua formulação.  

Adultos e adolescentes não vacinados no primeiro ano de vida: recomendam-se três doses, com intervalo de um ou dois meses entre primeira e a segunda doses e de seis meses entre a primeira e a terceira.  

A partir de 20 anos de idade utiliza-se a Vacina Hepatite B Adulto. 

Esqueci de tomar uma dose/atrasei para tomar, o que eu faço? 

De acordo com o Ministério da Saúde, caso haja atraso na segunda dose, a terceira dose deve ser administrada dois meses após a segunda dose, contanto que o intervalo entre a primeira e a terceira dose seja, no mínimo, de 4 meses. 

Quem deve tomar a vacina hepatite B? 

A vacina hepatite B é indicada para pessoas de todas as faixas etárias: crianças desde o nascimento, adolescentes, adultos, idosos e gestantes não vacinadas. 

A vacina hepatite B na gravidez é indicada para as gestantes anteriormente não vacinadas, aproveitando as diversas consultas de pré-natal para se completar o esquema de 3 doses. 

Vacina Hepatite B: reações  

As reações adversas mais comuns da vacina são: dor no local da aplicação; endurecimento, inchaço e vermelhidão.  

Púrpura trombocitopenia e anafilaxia são eventos adversos raríssimos. 

Quem já tomou a vacina hepatite B pode tomar de novo? 

Só se indicam doses além do esquema básico se houver suspeita de falta de resposta à vacina. Esta recomendação é feita pelo médico ao analisar o paciente e exames laboratoriais. 

E quem tem hepatite B pode tomar a vacina de hepatite B?  

Para quem já entrou em contato com o vírus da hepatite B a vacinação não é indicada por não fornecer mais nenhum benefício. 

Quem tomou vacina hepatite B pode pegar a doença? 

A chance de contrair o vírus é mínima, pois, a vacina fornece proteção contra todos os genótipos do vírus B conhecidos até o momento. 

Qual é a importância da vacina hepatite B?  

A vacina é a forma mais eficaz e segura de prevenir a infecção por HBV, fornecendo proteção para todas as idades e também para as gestantes. 

Fontes

Dra. Keilla Freitas. Quem Já Teve Hepatite B Deve Tomar Vacina? Disponível em: https://www.drakeillafreitas.com.br/quem-ja-teve-hepatite-b-deve-tomar-vacina 

SBIm. Vacina Hepatite B. Disponível em: https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacina-hepatite-b 

Vacinas relacionadas

		    
		    
	  	

Comentários