Agendar Vacina

 

A vacina HPV nonavalente (Gardasil 9) protege contra 9 tipos de HPV diferentes e já está disponível nas redes privadas de saúde.

Considerada uma das ISTs mais comuns em todo o mundo, a infecção por HPV está diretamente relacionada a diversos tipos de câncer, como o câncer de colo do útero, câncer de pênis e o câncer anal. O imunizante é um grande e seguro aliado na hora de prevenir a infecção.

O que é HPV?

Os papilomavírus humanos são um grupo diversificado de vírus que podem acometer homens e mulheres, causando verrugas chamadas de condilomas na pele e nas mucosas. Causam também lesões pré-cancerosas que podem evoluir para câncer em diferentes órgãos.

Sua transmissão acontece principalmente através de relações sexuais, mas também é possível contrair o vírus pelo contato direto com a pele ou mucosa infectada.


Qual é a importância da vacina HPV?

A vacina HPV é uma importante aliada na prevenção de diferentes tipos de câncer, como o câncer de colo do útero nas mulheres e o câncer de pênis nos homens.

O que é vacina HPV 9v?

Atualmente, existem duas vacinas contra HPV no Brasil: a vacina tetravalente, que confere proteção contra quatro tipos de HPV, e a nova vacina HPV nonavalente, que protege contra nove tipos de HPV, criando defesa para:

  • Cânceres do colo do útero, da vulva, da vagina e do ânus, causados pelos tipos de HPV 52, 45, 33, 31, 18, 16 e 58;
  • Infecções persistentes e lesões pré-cancerosas ou displásicas causadas pelos tipos de HPV 52, 45, 33, 31, 18, 16, 11, 6 e 58.

Quantas doses são necessárias?

O esquema de doses da Vacina HPV nonavalente varia de acordo com a idade.

Crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos devem tomar duas doses da vacina, com intervalo de seis meses entre elas.

A partir dos 15 anos, são necessárias três doses para completar o esquema vacinal, com intervalo de dois meses entre a primeira e a segunda. A terceira dose deve ser aplicada 6 meses após a primeira dose.

Quem pode tomar a vacina HPV nonavalente?

Homens e mulheres a partir de 9 anos de idade até 45 anos podem tomar a vacina nonavalente do HPV sem prescrição médica. Após essa faixa etária, apenas com receita. A vacina nonavalente está disponível apenas na rede particular.

Já a vacina HPV tetravalente é indicada para mulheres e homens entre 9 e 45 anos e está disponível na rede pública de saúde para:

    • Meninas e meninos de 9 a 14 anos;
    • Imunossuprimidos de 9 a 45 anos.

 

Agendar Vacina

 

Contraindicações

A vacina HPV 9v é contraindicada para gestantes e pessoas que tiveram anafilaxia (alergia grave) após receberem uma dose da vacina ou que apresentam hipersensibilidade a algum de seus componentes.

Reações da vacina HPV 9v

As reações mais comuns da vacina HPV nonavalente são:

  • Dor, vermelhidão e inchaço no local da aplicação;
  • Dor de cabeça;
  • Fadiga e mal-estar.

Além disso, síncope de origem vasovagal após a vacina pode ocorrer.

Quem já teve HPV pode tomar a vacina?

Sim, a vacina HPV é recomendada também para pessoas que já foram infectadas pelo HPV. Afinal, o imunizante confere proteção para os demais tipos de HPV, além do vírus com que o paciente foi infectado.

Também existem diversos estudos que demonstraram redução significativa no risco de ocorrências recidivas de lesões vulvares, vaginais, cervicais e anais após a vacinação.

Quem já tomou a vacina HPV tetravalente pode tomar a vacina nonavalente?

Sim, mas deve ser respeitado o intervalo de 12 meses entre a última dose de HPV4 e o início do esquema de HPV9.

Vale também ressaltar que, para garantir a proteção contra os 9 tipos de HPV contidos na Gardasil 9, deve-se fazer o esquema completo, com 2 ou 3 doses, de acordo com a faixa etária.

Vacina HPV nonavalente: valor e onde tomar

Você pode consultar os preços e locais de aplicação da Vacina HPV nonavalente no Nav, o assistente de saúde da Dasa. Por lá, é possível escolher a melhor data e horário para agendar suas vacinas e exames.

 

Agendar Vacina