A vacina da meningite é de extrema importância para prevenir esta doença gravíssima que, se não tratada, pode levar a óbito em menos de 24 horas.
Saiba qual vacina de meningite o SUS não fornece e quais estão disponíveis no serviço público:
A meningite é uma infecção grave que atinge as meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e que, se não tratada rapidamente, pode levar o paciente infectado a óbito em menos de 24 horas.
A imunização é o método mais seguro e eficiente de prevenir a doença.
Conheça as vacinas que conferem proteção contra a meningite:
Vacina meningocócica C: protege contra doenças causadas pelo meningococo C, incluindo meningite (infecção das membranas que recobrem o cérebro) e meningococcemia (infecção generalizada pelo meningococo).
Vacina meningocócica ACWY: protege contra os sorogrupos A, C, W, Y do meningococo.
Vacina meningocócica B: confere proteção contra o sorogrupo B do meningococo.
Vacina pneumocócica conjugada: previne doenças como pneumonia, meningite e septicemia, causadas pela bactéria S. pneumoniae.
Vacina conjugada contra Haemophilus influenzae tipo b: Essa vacina imuniza contra doenças como meningite, septicemia, artrite, epiglotite e pneumonia causadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo b.
O SUS disponibiliza 4 vacinas que conferem proteção contra diferentes tipos de meningite:
Vacina meningocócica conjugada sorogrupo C: previne a meningite bacteriana causada pelo meningococo do sorogrupo C. A imunização é indicada para crianças a de 2 meses, adolescentes e adultos.
Vacina pentavalente: protege contra a meningite causada pelo Haemophilus influenzae tipo b. A vacina é recomendada para crianças a partir de 2 meses de idade. Pode ser aplicada até os 5 anos, sempre que seja indicada alguma das vacinas incluídas nessas combinações.
Vacina pneumocócica conjugada 10-valente: protege contra a meningite causada por dez sorotipos de Streptococcus pneumoniae. As vacinas pneumocócicas são recomendadas para crianças de 2 meses a 5 anos de idade.
Vacina BCG: previne a meningite tuberculosa. A vacina é indicada de rotina a partir do nascimento até antes de a criança completar 5 anos de idade.
As vacinas não oferecidas na rede pública são:
Meningocócica B: Recomenda-se o uso da Vacina Meningocócica B para crianças, adolescentes e adultos até 50 anos, dependendo do risco epidemiológico, e para viajantes com destinos às regiões de risco da doença.
Pneumocócica conjugada 13-valente: Recomendada para crianças a partir de 2 meses e menores de 6 anos de idade como vacinação rotineira. Para maiores de 50 anos e, sobretudo, para maiores de 60, recomenda-se esquema com as vacinas VPC13 e VPP23.
Meningocócica ACWY: É indicada aos 3 meses de idade, com uma segunda dose aos 5 meses. Além disso, os reforços precisam ser aplicados aos 12 meses, 5 anos e 11 anos de idade. Na rede pública, a vacina ACWY é oferecida apenas para adolescentes de 11 e 12 anos.
Escolhendo se imunizar na rede privada, você poderá se proteger contra doenças causadas pelo meningococo dos sorogrupos A C, W e Y. Já na rede pública, a imunização confere proteção apenas contra o sorogrupo C.
Fontes
Família SBIm. Vacina Meningocócica conjugada quadrivalente — ACWY. Disponível em: https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacina-meningococica-conjugada-acwy
Tua Saúde. Vacinas que protegem a meningite. Disponível em: https://www.tuasaude.com/vacina-da-meningite/
Vacinas relacionadas
Comentários