Vacinas.com.br Agende suas vacinas
Home Blog Vacinas Conheça a diferença entre vacina particular e vacina da rede pública

Compartilhar com

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Whatsapp
Vacinas 28 out 2020 | AUTOR: Equipe Vacinas.com.br

Conheça a diferença entre vacina particular e vacina da rede pública

Você sabe qual a diferença entre a vacina do posto e a particular? Nesse texto descrevemos algumas vacinas que apresentam algumas diferenças significativas. Entenda:

Qual a diferença entre vacinas da rede pública e particular?

Saiba a diferença de determinadas vacinas:

Tríplice bacteriana DTPa e tríplice bacteriana DTPw

Na rede pública, está disponível a vacina tríplice bacteriana DTPw, feita a partir de células inteiras da bactéria. Já nos serviços privados está disponível a imunização tríplice bacteriana DTPa, desenvolvida com componentes da bactéria da coqueluche, e que é menos reatogência.

Vacina rotavírus

A vacina rotavírus na rede pública, confere proteção contra um sorotipo de rotavírus em apenas duas doses. Na rede privada, a imunização disponível protege contra cinco sorotipos diferentes do vírus e é aplicada em três doses.

Vacina pneumocócica 10 e 13

A vacina pneumocócica 10-valente está disponível nos serviços públicos de vacinação e previne cerca de 80% das doenças graves causadas por dez sorotipos de pneumococos.

A vacina pneumocócica 13-valente está disponível nos serviços privados de vacinação e confere proteção contra cerca de 90% das doenças graves causadas por 13 sorotipos de pneumococos.

Vacina da gripe (Influenza)

Na rede pública, a vacina administrada é a trivalente, que protege contra três cepas do vírus da influenza, dois A e um B. Já na rede privada, a imunização é quadrivalente e confere proteção contra três cepas do vírus, dois A e dois B.

Vacina HPV

A vacina HPV quadrivalente está disponível tanto nas UBS quanto nas redes privadas de vacinação. A diferença é na rede privada ela está disponível para todas as faixas etárias previstas em bula, enquanto que nas UBS ela está disponível para meninos e meninas de 9 a 15 anos incompletos.

Vacina Hepatite A

A vacina hepatite A é administrada na rede pública para crianças com um ano de idade em dose única. Na rede privada, a SBIm recomenda a aplicação de uma segunda dose após 6 meses da primeira, o que aumenta a concentração de anticorpos para hepatite A.

Você sabe para que servem as vacinas? Entenda mais.

Qual a diferença entre as vacinas pentavalente e hexavalente do serviço privado?

Pentavalente: confere proteção contra difteria, coqueluche, tétano, Haemophilus influenzae tipo b e poliomielite.

Hexavalente: protege contra difteria, coqueluche, tétano, Haemophilus influenzae tipo b, Poliomielite e hepatite B. 

Vacinas que a rede pública não oferece

As imunizações que não estão disponíveis na rede pública são:

  • Meningocócica B;
  • Pneumo 13-valente;
  • Tríplice bacteriana acelular adulto (dTpa);
  • Pentavalente com DTPa;
  • Hexavalente;
  • Rotavírus oral atenuada pentavalente (VRH5);
  • Dengue.

Perdi minha carteira de vacinação, e agora?

Benefícios da vacinação particular

Todos reconhecem a importância de se vacinar. Ao se vacinar, você protege você, sua família e toda uma comunidade ao seu redor.

A vacinação particular é uma excelente alternativa para aqueles que desejam aumentar ainda mais a cobertura para alguns patógenos e reduzir em alguns casos as reações a vacinas.

Além disso, a vacinação particular conta com serviços domiciliares, onde o paciente pode escolher o melhor dia e horário para se imunizar sem sair de casa.

Saiba mais: Países que exigem a vacina febre amarela.

Fontes

IMUNELIFE. Conheça as diferenças entre as vacinas da rede pública x rede privada. Disponível em: http://imunelife.com.br/2018/08/27/conheca-as-diferencas-entre-as-vacinas-da-rede-publica-x-rede-privada/#:~:text=Na%20rede%20privada%20s%C3%A3o%20oferecidas,contra%20vers%C3%B5es%20mais%20graves%20dela.