Vacinas.com.br Agende suas vacinas
Home Blog Vacinas Conheça a diferença entre vacina particular e vacina da rede pública

Compartilhar com

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Whatsapp
Vacinas 28 out 2020 | AUTOR: Equipe Vacinas.com.br

Conheça a diferença entre vacina particular e vacina da rede pública

Você sabe qual a diferença entre a vacina do posto e a particular? Nesse texto descrevemos algumas vacinas que apresentam algumas diferenças significativas. Entenda:

Qual a diferença entre vacinas da rede pública e particular?

Saiba a diferença de determinadas vacinas:

Tríplice bacteriana DTPa e tríplice bacteriana DTPw

Na rede pública, está disponível a vacina tríplice bacteriana DTPw, feita a partir de células inteiras da bactéria. Já nos serviços privados está disponível a imunização tríplice bacteriana DTPa, desenvolvida com componentes da bactéria da coqueluche, e que é menos reatogência.

Vacina rotavírus

A vacina rotavírus na rede pública, confere proteção contra um sorotipo de rotavírus em apenas duas doses. Na rede privada, a imunização disponível protege contra cinco sorotipos diferentes do vírus e é aplicada em três doses.

Vacina pneumocócica 10 e 13

A vacina pneumocócica 10-valente está disponível nos serviços públicos de vacinação e previne cerca de 80% das doenças graves causadas por dez sorotipos de pneumococos.

A vacina pneumocócica 13-valente está disponível nos serviços privados de vacinação e confere proteção contra cerca de 90% das doenças graves causadas por 13 sorotipos de pneumococos.

Vacina da gripe (Influenza)

Na rede pública, a vacina administrada é a trivalente, que protege contra três cepas do vírus da influenza, dois A e um B. Já na rede privada, a imunização é quadrivalente e confere proteção contra três cepas do vírus, dois A e dois B.

banner vacina da gripe

Vacina HPV

A vacina HPV quadrivalente está disponível tanto nas UBS quanto nas redes privadas de vacinação. A diferença é na rede privada ela está disponível para todas as faixas etárias previstas em bula, enquanto que nas UBS ela está disponível para meninos e meninas de 9 a 15 anos incompletos.

Vacina Hepatite A

A vacina hepatite A é administrada na rede pública para crianças com um ano de idade em dose única. Na rede privada, a SBIm recomenda a aplicação de uma segunda dose após 6 meses da primeira, o que aumenta a concentração de anticorpos para hepatite A.

Você sabe para que servem as vacinas? Entenda mais.

Qual a diferença entre as vacinas pentavalente e hexavalente do serviço privado?

Pentavalente: confere proteção contra difteria, coqueluche, tétano, Haemophilus influenzae tipo b e poliomielite.

Hexavalente: protege contra difteria, coqueluche, tétano, Haemophilus influenzae tipo b, Poliomielite e hepatite B. 

Vacinas que a rede pública não oferece

As imunizações que não estão disponíveis na rede pública são:

  • Meningocócica B;
  • Pneumo 13-valente;
  • Tríplice bacteriana acelular adulto (dTpa);
  • Pentavalente com DTPa;
  • Hexavalente;
  • Rotavírus oral atenuada pentavalente (VRH5);
  • Dengue.

Perdi minha carteira de vacinação, e agora?

Benefícios da vacinação particular

Todos reconhecem a importância de se vacinar. Ao se vacinar, você protege você, sua família e toda uma comunidade ao seu redor.

A vacinação particular é uma excelente alternativa para aqueles que desejam aumentar ainda mais a cobertura para alguns patógenos e reduzir em alguns casos as reações a vacinas.

Sem limite de faixa etária

Algumas doenças são mais comuns em determinadas faixas etárias, portanto fazem parte do calendário de vacinação por idade da rede pública. 

Mesmo sendo menos frequentes, algumas doenças podem ocorrer em qualquer faixa etária. Dessa forma, o calendário vacinal da SBIm propõe um esquema ampliado que, respeitando as indicações e contraindicações, permite que as pessoas possam receber um maior número de vacinas na rede privada.

Vacinas disponíveis apenas na rede privada

Tem algumas vacinas que não são oferecidas pela rede pública e são de extrema importância, são elas:

  • Vacina Meningocócica B;
  • Vacina Pentavalente (com o componente acelular da coqueluche);
  • Vacina Hexavalente (com o componente acelular da coqueluche);
  • Vacina Cólera;
  • Vacina Febre Tifoide;
  • Vacina Dengue.

Vacinação fora da campanha da rede pública

A vacinação particular permite que algumas vacinas como a vacina da gripe (influenza) sejam administradas antes das campanhas da rede pública, dependendo da disponibilidade.  

Sem aglomerações e filas

A partir do momento que você compra sua vacina, você poderá escolher o melhor dia, local e horário para se imunizar. Isso garante que você não tenha que enfrentar longas filas e aglomeração de pessoas dentro do laboratório. 

Além disso, a vacinação particular conta com outros ótimos benefícios, confira aqui.

Vacinação em casa

A vacinação particular conta com serviços domiciliares em que o paciente pode escolher o melhor dia e horário para se imunizar sem sair de casa. A vacina em casa é uma excelente opção durante a pandemia do Coronavírus, quando você poderá se imunizar sem correr riscos.

 

Saiba mais: Países que exigem a vacina febre amarela.

Fontes

IMUNELIFE. Conheça as diferenças entre as vacinas da rede pública x rede privada. Disponível em: http://imunelife.com.br/2018/08/27/conheca-as-diferencas-entre-as-vacinas-da-rede-publica-x-rede-privada/#:~:text=Na%20rede%20privada%20s%C3%A3o%20oferecidas,contra%20vers%C3%B5es%20mais%20graves%20dela.

Vacinas relacionadas

		    
		    
		    
		    
	  	

Comentários