Vacinas.com.br Agende suas vacinas
Home Blog Vacinas Conheça a importância da Vacina pneumo 23

Compartilhar com

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Whatsapp
Vacinas 01 fev 2021 | AUTOR: Equipe Vacinas.com.br

Conheça a importância da Vacina pneumo 23

Você sabia que a vacina pneumo 23 é essencial para proteger algumas pessoas da pneumonia causada por 23 tipos diferentes de pneumococo?

Entenda mais sobre a imunização e quando tomar.

O que é a vacina pneumo 23?

A vacina contra pneumonia é inativada, ou seja, não pode causar a doença. Sua composição inclui polissacarídeos das cápsulas de 23 sorotipos (1, 2, 3, 4, 5, 6B,7F, 8, 9N, 9V, 10A, 11A, 12F, 14, 15B, 17F, 18C, 19A, 19F, 20, 22F, 23F e 33F) de Streptococcus pneumoniae (pneumococo), cloreto de sódio, fenol e água para injeção.

Doenças que a vacina previne

A vacina pneumocócica 23 previne doenças causadas por 23 tipos diferentes de pneumococos, que são causadores de pneumonia, meningite e infecção generalizada (sepse). 

As infecções podem acometer pessoas de qualquer faixa etária que tenham alguma doença que cause depressão da imunidade, mas também crianças com menos de 5 anos de idade, idosos e portadores de doenças crônicas, e a imunização adequada é uma forma segura e eficaz para diminuir as chances de ter a doença (pneumonia).

Quando tomar a vacina pneumo 23?

A imunização não é indicada como rotina para crianças, adolescentes e adultos saudáveis. Entenda:

Público indicado

A imunização é indicada apenas para crianças acima de 2 anos, adolescentes e adultos que possuam algum problema de saúde que aumenta o risco para doença pneumocócica, como diabetes, doenças cardíacas e respiratórias graves; sem baço ou com o funcionamento comprometido desse órgão; com problemas de imunidade e para idosos acima de 60 anos como rotina.

Esquema de doses

É recomendado que se combine a vacina VPP23 com a VPC13, iniciando, preferencialmente, com a VPC10 ou VPC13.

A VPP23 é recomendada em duas doses, sendo a primeira após de 6 a 12 meses da aplicação da vacina pneumocócica conjugada, e outra cinco anos depois da primeira dose de VPP23.

Quais as diferenças entre as vacinas pneumo 23 e pneumo 13?

A vacina pneumocócica 13, confere proteção contra 13 sorotipos de pneumococos diferentes e previne as crianças de cerca de 90% de doenças graves, como pneumonia, meningite e otite. Apesar de proteger contra um menor número de sorotipos de pneumococo, a resposta da vacina Pn13 é mais robusta e confere uma memória imunológica. 

Já a vacina pneumocócica 23, possui 23 sorogrupos diferentes em sua composição, conferindo proteção contra eles. 

Possíveis reações da vacina pneumo 23

As reações adversas mais comuns da vacina são:

  • Dor e vermelhidão no local da injeção;
  • Cansaço;
  • Dor de cabeça;
  • Dor muscular.

Contraindicações

A vacina é contraindicada para pessoas que apresentaram anafilaxia causada por algum componente da vacina.

Consigo tomar a vacina pneumocócica 23 pelo SUS?

A imunização está disponível nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), para pessoas a partir de 2 anos de idade, adolescentes e adultos com condições de saúde especiais, como citado acima.

Saiba onde comprar a vacina pneumocócica 23

Para comprar a vacina pneumocócica 23 com segurança, facilidade e confiabilidade, basta clicar em nossa página de vacinas e agendar o melhor dia e horário para aplicação. 

 

Fonte

Família SBIm. Vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente – VPP23. Disponível em: https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacina-pneumococica-polissacaridica-23-valente-vpp23

Vacinas relacionadas

		    
	  	

Comentários