Agende já suas vacinas
Vacinas
25 ago 2020 | AUTOR: Equipe Vacinas.com.br

Vacina Poliomielite: O que você precisa saber

A vacina poliomielite é a forma mais eficaz de evitar a doença. A poliomielite é uma doença aguda transmissível causada por qualquer um dos 3 sorotipos de poliovírus (tipos 1, 2 ou 3) que pode deixar graves sequelas no corpo do infectado.

Antes de existir a vacina, o poliovírus era a principal causa de deficiência permanente em crianças.

No mundo todo, o uso sustentado de vacinas contra a poliomielite desde 1988 levou a uma grande queda na incidência global de poliomielite, acima de 99%. 

Entenda abaixo como funciona e qual é a importância da imunização no combate à doença.

O que é?

O que é e para que serve a vacina da poliomielite?

A vacina serve para evitar a doença poliomielite e assim, a paralisia infantil.

A maioria das pessoas infectadas com poliovírus não tem sintomas. Aproximadamente 25% das pessoas infectadas desenvolvem sintomas menores como febre, dor de cabeça, mal-estar, náuseas, vômitos e dor de garganta. Em aproximadamente 4% dos indivíduos os sinais de irritação meníngea se desenvolvem, com rigidez do pescoço, forte dor de cabeça e dor nos membros, nas costas e pescoço. Essa forma de poliomielite dura entre 2 e 10 dias e em quase todos os casos a recuperação é completa.

A poliomielite paralítica é um resultado raro e ocorre quando o poliovírus entra no sistema nervoso central através do nervo periférico ou craniano e replica nas células dos neurônios motores da coluna vertebral. É observada em <1% das infecções por poliovírus em crianças <5 anos de idade, variando com o sorotipo e a idade.

Há duas vacinas capazes de prevenir a doença. Entenda:

Vacina Oral Poliomielite (VOP): É uma vacina oral (administrada com 2 gotas de 0,1mL diretamente na boca), bivalente, ou seja, composta pelos vírus da pólio tipos 1 e 3, vivos e atenuados.

A eficácia da VOP no controle da poliomielite em eliminar a circulação do poliovírus selvagem é demonstrada pelo declínio acentuado na incidência da poliomielite após a introdução da VOP em países em desenvolvimento. 

Vacina Inativada Poliomielite (VIP): É uma vacina inativada e incapaz de causar a doença. É uma vacina trivalente e injetável, composta por partículas dos vírus da pólio tipos 1, 2 e 3. A VIP é altamente eficaz na produção de anticorpos ao poliovírus.

Imagem ilustrativa de alguém se protegendo contra vírus

Quais doenças a vacina previne?

Tanto a vacina VOP quanto a VIP previnem a paralisia infantil.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que todas as crianças em todo o mundo devem ser totalmente vacinadas contra a poliomielite, e todos os países devem procurar alcançar e manter altos níveis de cobertura vacinal em apoio ao compromisso global de acabar com a doença.

Qual idade para tomar a vacina?

Qual idade para tomar a vacina da poliomielite?

A vacinação contra poliomielite é recomendada para crianças até os 5 anos de idade e faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, bem como das recomendações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

A imunização deve ser iniciada aos dois meses de vida, com mais duas doses com intervalos de dois meses entre elas, ou seja, aos 4 e 6 meses, com reforços entre 15 e 18 meses e aos 5 anos. As três primeiras doses (2, 4 e 6 meses) devem ser feitas com a VIP, para os reforços (15-18 meses e 5 anos) pode ser utilizada tanto a VIP quanto a VOP.

Adolescente com muletas

Doses recomendadas da vacina

As doses recomendadas da vacina são:

VIP: Na rotina de vacinação infantil: aos 2, 4 e 6 meses, com reforços entre 15 e 18 meses e entre 4 e 5 anos de idade. Na rede pública as doses, a partir de um ano de idade, são feitas com VOP.

VOP: Na rotina de vacinação infantil nas Unidades Básicas de Saúde, é aplicada uma dose aos 15 meses e aos 4 anos de idade, e também em campanhas de vacinação para crianças de 1 a 4 anos.

Onde é aplicada no corpo?

Onde é aplicada no corpo?

VOP: aplicada por via oral.

VIP: aplicada por via intramuscular.

Contraindicações

Contraindicações da vacina poliomielite

VOP: Gestantes, imunodeficientes e todos os que convivem no domicílio com pessoas imunodeficientes; pessoas que sofreram anafilaxia após o uso de componentes da fórmula da vacina (em especial os antibióticos neomicina, polimixina e estreptomicina); pessoas que desenvolveram a pólio vacinal após dose anterior.

VIP: A história de reação alérgica grave (anafilaxia) à dose anterior da vacina ou a algum de seus componentes contraindica doses futuras.

Possíveis reações

Possíveis reações da vacina poliomielite

VOP: Os únicos eventos adversos graves associados à VOP são casos raros de poliomielite paralítica associada à vacina (VAPP), que pode ocorrer em indivíduos vacinados ou em seus contatos, e o surgimento da poliomielite derivada da vacina. 

VIP: É considerada muito segura, seja administrada isoladamente ou em combinação com outras vacinas. Não há comprovada relação causal com nenhum evento adverso que não seja eritema local, endurecimento e sensibilidade.

Onde encontrar?

Onde encontrar a vacina poliomielite?

A vacinação poliomielite faz parte do PNI e as vacinas estão disponíveis em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). As doses de reforço, bem como as das campanhas anuais para crianças entre 1 e 4 anos, disponíveis em Unidades Básicas de Saúde, são da VOP.

Para os indivíduos imunodeprimidos e conviventes domiciliares de imunodeprimidos, a vacina VIP está disponível nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs).

Caso a pessoa, que não faça parte de algum grupo de risco queira completar a imunização com doses da VIP ou deseje administrar as primeiras doses em conjunto com outras vacinas (utilizando a vacina Pentavalente e a Hexavalente) essas vacinas estão disponíveis na rede privada. A recomendação é sempre conversar e seguir as orientações do pediatra da criança.

 

Saiba mais: Vacina Tríplice Bacteriana

Veja onde se vacinar em Locais de Aplicação

 

Fontes

Família SBIm. Vacina Poliomielite. Disponível em: https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacinas-poliomielite

World Health Organization. Polio vaccines: WHO position paper – March, 2016. No 12, 2016, 91

Vacinas por Perfil

Aqui você encontra todas as vacinas que você deve tomar de acordo com seu perfil e cuidados ao viajar.

MaisLidas