nav-logo
Compartilhe

    Rotavírus: o que é, sintomas e prevenção

    A imunização contra rotavírus deve ocorrer nos primeiros meses de vida

    Fonte: Dra. Maria Isabel de Moraes PintoInfectopediatra  e médica consultora em vacinas da DasaPublicado em 13/06/2023, às 14:38 - Atualizado em 08/04/2024, às 13:43

    Rotavírus

    A infecção por rotavírus mata mais de 200 mil crianças por ano no mundo. A maioria dos casos graves ocorrem em crianças abaixo dos cinco anos de idade e, principalmente, em países de baixa renda. Os dados são de um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e alertam para a importância da vacinação. 

    A pesquisa destaca que o rotavírus, entre 2017 e 2019, foi responsável por 33% das internações de crianças menores de 5 anos, mas esse número caiu pela metade em países com disponibilidade da vacina.  

    Por ser altamente contagioso, a melhor forma de prevenção contra o rotavírus é a imunização. Contudo, práticas como lavar sempre as mãos, limpar objetos que possam estar infectados e manter uma boa higiene pessoal com banhos regulares e unhas limpas também ajudam a prevenir a doença. 

    O que é rotavírus? 

    Trata-se de um vírus que provoca diarreia aguda. Em outras palavras, o rotavírus causa diarreia grave em pessoas de todas as idades, embora crianças menores de cinco anos sejam mais suscetíveis.  

    Clique aqui para agendar sua vacina

    Sintomas de infecção pelo rotavírus 

    Os sintomas mais comuns do rotavírus são:  

    • Diarreia com aparência gordurosa e aquosa; 
    • Vômitos; 
    • Febre alta; 
    • Desidratação (nos casos mais graves). 

    Como o rotavírus é transmitido? 

    O rotavírus pode se espalhar rapidamente onde a higiene é inadequada e em ambientes com muitas pessoas, como creches, escolas e hospitais. As principais formas de transmissão são: 

    • Contato direto com uma pessoa infectada: seja por meio do contato com a saliva, secreções respiratórias ou fezes. 
    • Ingestão de água e alimentos contaminados. 
    • Superfícies contaminadas: como maçanetas de portas, banheiros e outros objetos. 

    Como o rotavírus é diagnosticado? 

    Por meio de testes de laboratórios que devem ser feitos durante os primeiros dias de infecção. Entre eles estão:  

    Teste Imunocromatográfico (ICT): feito com anticorpos específicos, utiliza as fezes do paciente para a detecção de antígenos do rotavírus. 

    Teste de Imunofluorescência (IF): também utiliza as fezes do paciente para a realização. A diferença é que usa anticorpos fluorescentes para detectar antígenos do rotavírus.  

    Teste de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR): apesar de também utilizar as fezes, o PCR é um teste molecular que amplifica o material genético para detectar a presença do agente infeccioso – neste caso, o rotavírus.  

    Tratamento da infecção pelo rotavírus 

    Primeiramente é feita uma avaliação clínica do paciente. Depois, o manejo de acordo com a gravidade dos sintomas. O tratamento consiste em repor os líquidos e minerais para corrigir a desidratação provocada pela infecção.  

    Quadros leves 

    São aqueles em que o especialista julga ser possível o tratamento em casa. Nesse sentido, a hidratação é fundamental, especialmente com água. O objetivo é repor o líquido perdido constantemente nos vômitos e nas evacuações. 

    Além disso, outras medidas eficazes são: 

    • Dieta leve: com alimentos de fácil digestão; 
    • Repouso: evitar atividades enquanto se recupera da infecção; 
    • Medicamentos: embora não exista medicação específica para tratar o rotavírus, o médico pode optar por remédios que aliviam os sintomas. 

    Quadros graves 

    Em geral, são os casos em bebês, crianças pequenas ou pessoas com o sistema imunológico comprometido. Para além das medidas acima, a internação hospitalar pode ser uma alternativa para a hidratação, que pode ser intravenosa ou por via oral, mas sob supervisão médica. 

    Vacina rotavírus 

    Existem duas vacinas disponíveis contra o rotavírus, ambas administradas por via oral, em duas ou três doses, e altamente eficazes na prevenção de diarreia em bebês. São elas: 

    Vacina oral monovalente (VRH1) contém um tipo de rotavírus vivo “enfraquecido”. São administradas duas doses entre 2 e 4 meses de idade. 

    Vacina oral atenuada pentavalente (VRH5) é composta por cinco tipos de rotavírus vivos “enfraquecidos”. São três doses entre o 2°, 4° e 6° mês de vida, com intervalo mínimo de quatro semanas entre cada uma delas.
     
    É importante ressaltar que nenhuma das vacinas oferecem proteção completa contra todos os tipos de rotavírus. No entanto, elas reduzem significativamente o risco de diarreia grave e demais complicações decorrentes da infecção, como desidratação e morte. 

    Quem deve ser vacinado contra o rotavírus 

    Bebês de 6 semanas a 7 meses e 29 dias de idade. A primeira dose deve ser obrigatoriamente aplicada até 3 meses e 15 dias e, a última, até 7 meses e 29 dias, com intervalo mínimo de 30 dias entre cada uma das doses.  

    A imunização não pode ser feita além dessa idade. 

    A vacina também não deve ser administrada em crianças com qualquer histórico de doença gastrintestinal, malformação congênita do trato digestivo ou hipersensibilidade a qualquer componente da vacina. 

    Reações da vacina rotavírus 

    De modo geral, as reações são leves e persistem por 2 a 3 dias, sendo as principais delas: 

    • Irritabilidade; 
    • Perda de apetite; 
    • Vômito; 
    • Dor abdominal; 
    • Sonolência; 
    • Diarreia; 
    • Regurgitação; 
    • Febre. 

    Cuidados após a vacina rotavírus 

    Alguns cuidados são importantes após a administração das doses da vacina contra o rotavírus para garantir a eficácia do imunizante e diminuir as chances de reações adversas, como a desidratação. Os principais cuidados são:  

    • Observe as reações adversas e comunique o médico caso persistam por mais tempo ou apareça alguma manifestação diferente das descritas acima; 
    • Mantenha a criança hidratada oferecendo líquidos; 
    • Higienize bem as mãos, especialmente após trocar as fraldas, pois a infecção pode ocorrer por contato direto com as fezes; 
    • Evite contato com pessoas doentes, especialmente nos primeiros dias após vacinação; 
    • Siga o esquema de vacinação rigorosamente para garantir a vacinação completa. 

    Onde encontrar a vacina rotavírus? 

    A vacina contra o rotavírus pode ser encontrada tanto nas Unidades Básicas de Saúde, quanto nos serviços privados de vacinação.  

    • VRH1 – Oferecida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), nas Unidades Básicas de Saúde.  
    • VRH5 – Apenas em serviços privados de vacinação 

    Valor da vacina rotavírus 

    Para consultar o preço, obter mais informações sobre a vacina contra o rotavírus e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar o Nav Dasa. 

    Clique aqui para agendar sua vacina

    Por: Raquel Ribeiro

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também