Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2008, estimaram-se cerca de 450 mil mortes por rotavírus em crianças menores de 5 anos de idade. Por isso, a OMS recomendou a inclusão da vacina rotavírus nos programas nacionais de imunização.
Conheça mais sobre a vacina e quem deve tomar.
A vacina rotavírus pentavalente serve para proteger crianças da diarreia por rotavírus, que pode ser mortal se não prevenida previamente.
O rotavírus é o vírus causador de diarreia que pode acometer pessoas de todas as faixas etárias, causando diarreia intensa e vômitos em grande quantidade. O quadro é especialmente grave em crianças menores de 5 anos de idade, que podem apresentar desidratação grave, com necessidade de internação hospitalar.
A vacina é recomendada para todas as crianças para conferir proteção contra a infecção causada pelo rotavírus, que pode ser fatal.
A vacina do bebê é indicada para crianças de 6 semanas a 8 meses. A primeira dose deve ser obrigatoriamente aplicada até a idade de 3 meses e 15 dias, e a última dose até os 7 meses e 29 dias.
A vacina é contraindicada para crianças:
São recomendadas três doses para crianças a partir de 6 semanas de idade, sendo a primeira dose aos 2 meses, a segunda aos 4 meses e a última aos 6 meses. É necessário respeitar o intervalo mínimo de quatro semanas por dose.
É uma vacina segura e pouco reatogênica. Sintomas como aumento do número de evacuações acometem menos de 10% dos vacinados.
As reações podem se manifestar entre três e seis dias após a aplicação da vacina.
A vacina monovalente poderá ser encontrada nas Unidades Básicas de Saúde, para crianças de 2 a 8 meses de vida.
Já a vacina rotavírus particular é a pentavalente e está disponível apenas nos serviços privados de vacinação.
Fonte
SBIm. Vacina Rotavírus. Disponível em: https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacina-rotavirus
Vacinas relacionadas
Comentários