Vacinas.com.br Agende suas vacinas
Home Blog Vacinas Entenda para que serve a Vacina Rotavírus Pentavalente e quando tomar

Compartilhar com

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Whatsapp
Vacinas 17 fev 2021 | AUTOR: Equipe Vacinas.com.br

Entenda para que serve a Vacina Rotavírus Pentavalente e quando tomar

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2008 estimaram-se cerca de 450 mil mortes por rotavírus em crianças menores de 5 anos de idade. Por isso, a OMS recomendou a inclusão da vacina rotavírus nos programas nacionais de imunização. 

Para o que serve a vacina rotavírus pentavalente?

A vacina rotavírus pentavalente serve para proteger crianças da diarreia por rotavírus, que pode ser mortal se não prevenida adequadamente. 

Além disso, há diversas doenças que podem ser mais perigosas durante essa fase da vida, portanto, para um desenvolvimento do bebe mês a mês adequado, é fundamental que os responsáveis estejam atentos quanto as datas de todas as vacinas importantes. 

O que é rotavírus?

O rotavírus é o vírus causador de diarreia que pode acometer pessoas de todas as faixas etárias, causando diarreia intensa e vômitos em grande quantidade. O quadro é especialmente grave em crianças menores de 5 anos de idade, que podem apresentar desidratação grave, com necessidade de internação hospitalar.

Quem deve tomar a vacina contra o rotavírus? 

A vacina é recomendada para todas as crianças para conferir proteção contra a infecção causada pelo rotavírus, que pode ser fatal.

A vacina do bebê é indicada para crianças de 6 semanas a 8 meses. A primeira dose deve ser obrigatoriamente aplicada até a idade de 3 meses e 15 dias, e a última dose, até os 7 meses e 29 dias. 

banner vacina rotavírus

Adultos que não sabem se tomaram quando pequenos podem tomar agora? 

 Não, a vacina só é indicada para crianças pequenas. A Infecção pelo rotavírus pode acontecer em crianças maiores e em adultos mas, em geral, o quadro não costuma ser grave e nem tão intenso como o que se observa em bebês. 

Contraindicações

A vacina é contraindicada para crianças:

  • Fora da faixa recomendada;
  •  Com deficiências imunológicas por doença ou uso de medicamentos que causam imunossupressão; com alergia grave (urticária disseminada, dificuldade respiratória e choque anafilático) provocada por algum dos componentes da vacina ou por dose anterior da mesma;
  • Com doença do aparelho gastrintestinal ou história prévia de invaginação intestinal.

Esquema de doses

São recomendadas três doses para crianças a partir de 6 semanas de idade, sendo a primeira dose aos 2 meses, a segunda aos 4 meses e a última aos 6 meses. É necessário respeitar o intervalo mínimo de quatro semanas por dose.

A vacina rotavírus é aplicada por via oral, ou seja, através de “gotinhas”. 

Quais as reações da vacina rotavírus? 

É uma vacina segura e pouco reatogênica. Sintomas como aumento do número de evacuações acometem menos de 10% dos vacinados. A presença de outros sintomas após a vacinação necessitam de avaliação médica pois podem ou não estar relacionados à vacina. 

Quanto tempo dura a reação da vacina de 2 meses?

As reações podem se manifestar entre três e seis dias após a aplicação da vacina.

Onde tomar a vacina rotavírus?

A vacina monovalente poderá ser encontrada nas Unidades Básicas de Saúde para crianças de 2 a 8 meses de vida. 

Já a vacina rotavírus particular é a pentavalente e está disponível apenas nos serviços privados de vacinação. 

Fonte

SBIm. Vacina Rotavírus. Disponível em: https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacina-rotavirus

Vacinas relacionadas

		    
	  	

Comentários