Vacinas.com.br Agende suas vacinas
Home Blog Vacinas Vacina tríplice viral: Entenda quando é indicada e suas reações

Compartilhar com

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Whatsapp
Vacinas 28 jan 2021 | AUTOR: Equipe Vacinas.com.br

Vacina tríplice viral: Entenda quando é indicada e suas reações

A vacina tríplice viral é um excelente imunizante para proteger crianças, adolescentes e adultos de três doenças: sarampo, caxumba e rubéola.

Conheça um pouco mais sobre a vacina, sua importância e quando tomar. 

O que é a Vacina tríplice viral

A vacina tríplice viral é um imunizante atenuado, capaz de proteger contra três doenças ao mesmo tempo: sarampo, caxumba e rubéola.

Qual a composição da vacina?

A vacina é composta por vírus vivos atenuados do sarampo, da rubéola e da caxumba, ou seja, não são capazes de causar a doença; aminoácidos; albumina humana; sulfato de neomicina; sorbitol e gelatina. Além disso, contém traços de proteína do ovo de galinha usado no processo de fabricação da vacina. 

Quais doenças a vacina previne?

Conheça mais sobre as doenças contra as quais a vacina tríplice viral confere proteção:

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa viral que pode ser fatal. É uma doença extremamente contagiosa e uma pessoa infectada é capaz de transmitir a infecção para 90% das pessoas próximas que não estejam imunizadas, uma vez que o principal meio de transmissão é por aerossóis.

Os principais sintomas são: febre, tosse, irritação nos olhos, falta de apetite, congestão nasal, mal-estar e manchas vermelhas na pele.

Por não ter um tratamento específico, recomenda-se buscar auxílio médico na presença de algum sintoma para a investigação precoce do diagnóstico, a fim de evitar complicações que podem ser causadas pelo vírus.

A única forma de prevenir o sarampo é através da vacinação.

Caxumba

A caxumba é uma infecção viral que afeta as glândulas salivares e acomete cerca de 150 mil pessoas anualmente no Brasil. É uma doença de fácil propagação, via contato direto com gotículas de saliva do doente contendo o vírus.

Os principais sintomas da caxumba são febre, dor de cabeça, perda de apetite, fadiga, aumento do volume das glândulas salivares principalmente da glândula parótida.

A prevenção da doença deve ser feita por vacinação.

Rubéola

A rubéola é uma infecção viral altamente contagiosa.

A doença é caracterizada por erupções cutâneas vermelhas na pele, febre baixa e linfadenopatia retroauricular, occipital e cervical.

A transmissão se dá via contato direto de pessoa para pessoa, através de secreções nasofaríngeas expelidas pelo doente ao tossir, respirar, falar ou respirar.

Não existe um tratamento específico para a rubéola e a única forma de prevenção é através da vacinação. 

Com qual idade devemos tomar a vacina tríplice viral?

A SBIm recomenda a vacina para todos os indivíduos com mais de 1 ano de idade. Em períodos em que o vírus do sarampo está circulando, recomenda-se também uma dose aos 6 meses de idade.

Doses da vacina

As recomendações da SBIm são: 

  • Os indivíduos são considerados protegidos após tomarem duas doses na vida, com intervalo mínimo de um mês, aplicadas a partir dos 12 meses de idade; 
  • Em casos de surto, a primeira dose pode ser aplicada a partir dos 6 meses de idade. Essa dose, porém, não substitui as outras duas doses recomendadas para proteção;
  • Para crianças, são recomendadas duas doses: uma aos 12 meses e a outra aos 15 meses, podendo ser usadas a vacina SCR ou a combinada SCR-V (tetraviral);
  • Para crianças mais velhas, adolescentes e adultos não vacinados ou sem comprovação de doses aplicadas, recomendam-se duas doses, com intervalo de um a dois meses.
  • Indivíduos que já foram diagnosticados com sarampo, caxumba e rubéola são considerados imunizados contra as doenças, mas é preciso ter certeza do diagnóstico. Na dúvida, recomenda-se a vacinação.

Reações da vacina tríplice viral

Mesmo sendo uma vacina segura, algumas pessoas apresentar eventos adversos após serem vacinadas. Os mais comuns são: 

  • Ardência, vermelhidão e dor no local da injeção;
  • Febre;
  • Erupção cutânea. 

Qualquer outro sintoma que não for considerado comum deverá ser notificado aos serviços de saúde.

Contraindicações

A imunização é contraindicada nos seguintes casos:

  • Gestantes. Mesmo que não haja evidências científicas que comprovem que a vacina tríplice viral causa danos ao bebê, por precaução não é recomendada a aplicação durante a gestação;
  • Pessoas com comprometimento da imunidade por doença ou medicação;
  • Anafilaxia após aplicação de dose anterior da vacina ou a algum componente.

Podemos tomar a vacina febre amarela e tríplice viral juntas?

A vacina febre amarela pode ser administrada simultaneamente com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, exceto as vacinas tríplice viral ou tetra viral, em crianças menores de 2 anos de idade.

O intervalo entre essas vacinas deverá ser de 30 dias.

Qual a diferença entre a vacina tríplice viral (SCR) e a vacina tetra viral (SCR-V)?

A vacina tríplice viral confere proteção contra três doenças: sarampo, caxumba e rubéola. Já a tetra viral, além dessas doenças, também protege contra a varicela.

Onde tomar a vacina

A imunização pode ser encontrada nas Unidades Básicas de Saúde, sendo duas doses para pessoas de 12 meses a 29 anos e uma dose para adultos entre 30 e 59 anos. Em situações de surto, o Ministério da Saúde (MS) pode vir a realizar campanhas de vacinação para pessoas a partir de 6 meses de idade.

A vacina tríplice viral e a vacina tetra viral também podem ser encontradas nos serviços privados de vacinação.

Fontes

Biblioteca virtual em saúde. Sarampo: sintomas, prevenção, causas, complicações e tratamento. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/3025-sarampo-sintomas-prevencao-causas-complicacoes-e-tratamento

Ministério da Saúde. Rubéola: quais os sintomas, como é transmitida e como prevenir. Disponível em: https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/rubeola

SBIm. Vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) – SCR. Disponível em: https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacina-triplice-viral-sarampo-caxumba-e-rubeola-scr

Vacinas relacionadas

Comentários