nav-logo
Compartilhe

    Catapora: o que é, transmissão e tratamento

    O sintoma mais característico da doença são as erupções cutâneas

    Fonte: Dra. Maria Isabel de Moraes PintoInfectopediatra  e médica consultora em vacinas da DasaPublicado em 07/06/2023, às 16:38 - Atualizado em 11/10/2023, às 18:38

    Catapora - Menina com catapora

    A catapora (varicela) é uma infecção viral bastante contagiosa e comum no Brasil, com mais de 150 mil casos todos os anos. 

    O principal sintoma são as erupções (lesões como manchas e bolhas) na pele. É uma doença que se propaga com facilidade, por ser transmitida por gotículas respiratórias no ar e no contato com a pele. Continue a leitura para saber mais sobre a doença e os tratamentos.  

    O que é catapora?  

    A catapora ou varicela é uma infecção viral, considerada na maioria das vezes benigna, e que é provocada pelo vírus Varicela-Zóster. É mais comum em crianças, mas pode acometer indivíduos de qualquer idade.  

    Em adultos, a catapora costuma provocar os mesmos sintomas incômodos que nas crianças. Porém, há um risco maior de desenvolver complicações respiratórias que são mais incomuns quando a doença é adquirida na infância.  

    Já em grávidas, a doença pode ser perigosa, já que aumenta o risco para má formação no bebê durante as primeiras semanas de gestação.  

    Sintomas da catapora  

    O sintoma mais característico da doença são as erupções cutâneas (na pele), que aparecem em diversos estágios nas mesmas regiões do corpo, como manchas e caroços avermelhados, vesículas (pequenas bolhas com líquido dentro), lesões com pus e crostas. Costumam vir acompanhadas de coceira.  

    Além das lesões na pele, outros sintomas de catapora são:  

    Como é o início da catapora?  

    No início da catapora, as lesões surgem no rosto, tronco e couro cabeludo, se espalhando pelo corpo. As bolhas acabam secando e começam a cicatrizar em poucos dias, provocando muita coceira. Recomenda-se não mexer nas lesões para não provocar infecções.  

    Já em adolescentes e adultos, o início da doença pode ter sintomas como febre baixa, dor de cabeça e vômito por cerca de três dias antes das lesões aparecerem.  

    Como a catapora é transmitida?  

    A catapora é altamente transmissível e pode ser passada facilmente no contato direto com indivíduos contaminados. 

    O contágio pode ocorrer pelo contato com gotículas respiratórias espalhadas por tosse, espirro e saliva; por objetos ou superfícies contaminadas; e por contato direto com as lesões da pele.  

    O período de incubação da doença é de 4 a 16 dias.   

    Diagnóstico da catapora  

    O diagnóstico de catapora é clínico, ou seja, é feito por meio de consulta com especialista, que irá avaliar o conjunto de sintomas e observar as lesões – consideradas bastante características.  

    O exame PCR (realizado por meio de amostra de sangue) é considerado o padrão ouro para o diagnóstico da catapora.  

    Clique aqui para falar com um médico

    Como tratar a catapora?  

    O tratamento da catapora é feito de forma a aliviar os sintomas da doença, já que sua evolução costuma ser benigna.  

    São utilizados analgésicos e antitérmicos para aliviar os sintomas de dor de cabeça e febre. Também pode-se usar anti-histamínicos (antialérgicos) para aliviar a coceira provocada pelas lesões, que devem ser limpas constantemente com água e sabão.  

    Recomenda-se ainda o uso de compressas frias para amenizar a coceira provocada pelas lesões.   

    Vacina contra catapora  

     A vacina catapora é a forma mais eficaz de prevenir a doença em crianças, adolescentes e adultos. Ela é recomendada para indivíduos a partir de um ano de idade.  

    A vacina não é recomendada para gestantes, imunocomprometidos e pessoas que possuem alergias a algum componente da mesma.  

    O imunizante está disponível na rede pública de saúde para crianças entre 4 e 6 anos de idade; e nos serviços privados para todas as idades.  

    Para consultar preços, obter mais informações sobre a vacina contra a catapora e localizar a clínica de vacinação mais próxima da sua região, basta acessar o Nav. 

    Clique aqui para agendar sua vacina

    Por: Danielle Sanches

     

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também