nav-logo
Compartilhe

    Vacinas para idosos: quais são indicadas?

    Imunização é fundamental para uma velhice mais saudável e com menos riscos

    Por Raquel RibeiroPublicado em 30/09/2022, às 11:44 - Atualizado em 10/05/2023, às 18:23
    vacina idosoFoto: Shutterstock

    Estamos vivendo mais. A expectativa de vida aumentou cinco anos no mundo todo nos últimos 15 anos, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde). E com os avanços da tecnologia, melhores condições socioeconômicas e mais facilidade de acesso aos serviços de saúde, esse crescimento deve continuar.

    Mas essa longevidade requer cuidados, como visitas frequentes ao médico, exames de rotina e vacinação em dia. As vacinas, aliás, são as maiores aliadas no aumento da expectativa de vida. Para se ter uma ideia, só no Brasil, entre 1940 e 1998, elas foram responsáveis por um aumento de 30 anos de vida, graças à redução drástica de mortes por doenças infecciosas que passaram a ser preveníveis por conta dos imunizantes.

    Com o envelhecimento, há uma alteração do sistema imune e, consequentemente, uma maior suscetibilidade para contrair doenças infecciosas que ocasionam hospitalizações e aumento da mortalidade . A vacinação previne o aparecimento dessas doenças, estimulando o sistema imune a produzir anticorpos.

    Por isso, ficar atento ao calendário vacinal é importante, tanto para chegar nessa fase da vida, quanto para desfrutar desses anos a mais com saúde e qualidade. Mais do que isso, na terceira idade, tomar algumas vacinas é fundamental! 

    Neste artigo, você vai ler:

    Calendário vacinal do idoso

    Em referência ao Dia Nacional do Idoso, datado em 1º de outubro, preparamos um calendário com as principais vacinas que esse público deve tomar, a partir dos 60 anos de idade, quando o indivíduo é considerado idoso, de acordo com a OMS:

    Influenza

    Por se tratar de um vírus mutante, a vacina contra a gripe (influenza) precisa ser feita anualmente. Dessa forma, o imunizante atua contra as mutações circulantes no País, sendo atualmente os subtipos H1N1, H3N2 e tipo B.

    Os idosos são grupo-alvo dessa vacina que protege não só contra os sintomas da doença, como dores musculares, febres altas e infecções respiratórias, como também ajudam na prevenção de infartos e derrames, que podem ser complicações da gripe.

    Disponível no SUS (Sistema único de Saúde) e na rede privada.

    Covid-19

    Idosos estão entre o grupo de risco por infecções graves pelo novo coronavírus. Por isso, estão entre os grupos prioritários para receber a vacina. Por se tratar de um vírus novo, ainda não se sabe qual será a periodicidade de imunização. No entanto, atualmente, o número de doses depende do imunizante utilizado. De modo geral, são duas doses, mais outras duas de reforço, com exceção do imunizante da Janssen, que está indicado em dose única no esquema vacinal inicial.

    Idosos com 60 anos ou mais que tenham tomado as duas primeiras doses há pelo menos três meses podem receber a terceira dose (primeira dose de reforço), e quatro meses depois, a quarta dose (segundo reforço).

    No caso dos que foram imunizados com a Janssen, a dose de reforço já é recomendada a partir do segundo mês.

    Disponível no SUS.

    Hepatite B

    Este imunizante é aplicado em três doses, com intervalo de um e seis meses entre as doses. Portanto, é necessário verificar a situação vacinal anterior. A hepatite B é uma doença infecciosa que ataca as células do fígado e pode ser fatal para o idoso. Logo, estar imunizado é fundamental.

    Disponível no SUS e na rede privada.

    Vacina Dupla Adulto (dT)

    Essa vacina imuniza contra tétano e difteria e é aplicada em três doses com intervalos de dois meses entre as doses.

    O reforço desse imunizante deve ser feito a cada 10 anos.

    Disponível no SUS e na rede privada.

    Pneumocócica 23 Valente

    Vacina indicada para idosos que vivem acamados ou em hospitais, fazendo parte do grupo de risco sujeitos a infecções graves pela bactéria chamada de pneumococo, que causa doenças como pneumonia e meningite (inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal).

    Aplicada em dose única com reforço a cada cinco anos.

    Disponível no SUS.

    Febre Amarela

    A vacina da febre amarela é feita em dose única e também é indicada para idosos. No entanto, devem ser avaliados os riscos e benefícios, pois possui mais facilidade de eventos adversos em pessoas acima dos 60 anos.

    Ela é recomendada especialmente para quem reside em áreas de risco, que compreendem a região Norte, o Centro-Oeste e o estado do Maranhão, ou que viajem para essas regiões.

    Disponível no SUS e na rede privada.

    Herpes Zóster

    Indicada inclusive para quem já teve a doença, esse imunizante também é importante na terceira idade, pois a reativação do vírus é mais frequente em idosos que tiveram catapora na infância.

    Aplicada em dose única sem necessidade de reforço.

    Mas atenção, pacientes imunossuprimidos (pessoas que têm algum tipo de deficiência imunológica e estão mais suscetíveis a infecções) devem ser avaliados individualmente antes de receberem essa vacina.

    Disponível na rede privada.

    Por fim, é importante ressaltar que pessoas com mais de 60 anos devem seguir rigorosamente o calendário de vacinação, sempre orientadas pelo seu médico que poderá indicar a necessidade de cada caso individualmente.

    Fonte: Daniela Gomez, geriatra do SBA Residencial.

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também