Vacinas atrasadas: o que fazer para manter a caderneta de vacinação em dia?

vacinas atrasadas

Fonte: Dra. Maria Isabel de Moraes-Pinto, médica infectologista e consultora em vacinas da Dasa

Vacinas atrasadas, o que fazer? Embora o ideal seja que os imunizantes sejam aplicados na data recomendada, é possível que ocorra algum empecilho no meio do caminho. Nesses casos, o indivíduo deverá se dirigir a uma unidade de saúde o quanto antes e deixar sua carteira de vacinação atualizada. 

 

Agendar vacina
 


Vacinas atrasadas e perdidas: como colocar a vacinação em dia?

O ideal é que os indivíduos se atentem às datas específicas de cada vacina ou dose, pois, aplicá-las no tempo correto garante proteção para a faixa etária específica em que determinada doença acontece mais frequentemente.  

Caso não seja possível comparecer à unidade de saúde no tempo recomendado, é fundamental voltar para completar a caderneta assim que possível. 

Vacinação infantil atrasada

A infância é uma fase em que o indivíduo está muito suscetível a doenças infecciosas devido ao sistema imunológico que ainda está em formação. As vacinas possuem um papel essencial na aquisição desta proteção. 

Saiba como as vacinas agem no organismo para entender a importância da vacinação: 

  • O sistema imunológico reconhece os componentes das vacinas, que são desenvolvidas para proteger a pessoa de vírus ou de bactérias; 
  • A partir daí, começa a produção de anticorpos e células protetoras no organismo, que permitem que o sistema imunológico possa combater as doenças infecciosas; 
  • Esta resposta a vacina gera memória imunológica, permitindo que, numa exposição ao vírus ou a bactéria, o sistema imunológico possa neutralizar o antígeno rapidamente. Isso evitara os sintomas da doença ou, se houver algum sintoma, ele será atenuado. 


Vacinas para adolescente  

Durante a adolescência, transição da infância para a fase adulta, a caderneta de vacinação precisa ser frequentemente atualizada. Nessa idade, além de ter imunizantes específicos, é possível colocar doses atrasadas em dia.  

Vacinas para adulto  

Na idade adulta assim como em qualquer outra, estar em dia com a vacinação significa não apenas proteger a si próprio, mas também bebês que ainda não podem ser vacinados, ou pessoas que nem sempre respondem bem a vacinação por terem um sistema imunológico menos competente.  


Vacina COVID-19 atrasada  

Pessoas que não foram vacinadas com a vacina Covid-19 por algum motivo devem ir a uma Unidade de Saúde e tomar a vacina assim que possível.    

Vacina HPV segunda dose atrasada  

No sistema privado, vacina HPV é recomendada para pessoas dos 9 aos 45 anos de idade. O esquema deve ser iniciado o mais cedo possível.  

Para pessoas de 9 a 14 anos, 11 meses e 29 dias são necessárias duas doses, com intervalo de seis meses entre elas (0 – 6 meses).  

Já a partir dos 15 anos, são três doses: a segunda, um a dois meses após a primeira, e a terceira, seis meses após a primeira dose (0 – 1 a 2 – 6 meses).  

Pessoas imunodeprimidas de qualquer idade por doença ou tratamento devem receber três doses: a segunda, um a dois meses após a primeira, e a terceira, seis meses após a primeira dose (0 – 1 a 2 – 6 meses).  

Caso haja atraso, não é preciso recomeçar o esquema vacinal, mas é importante tomar o quanto antes.

Vacina hepatite B segunda dose atrasada  

A vacina hepatite B faz parte da rotina de vacinação infantil.   A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendam os esquemas de quatro doses ou de três doses: ao nascimento, em formulação isolada, e aos 2 e 6 meses de vida, como parte da vacina Hexavalente.

Aos 4 meses de vida pode ser administrada a vacina Pentavalente, que não contém o antígeno hepatite B em sua composição, ou vacina Hexavalente.   

E importante enfatizar que a última dose do esquema vacinal para Hepatite B deve ser sempre realizado quando a criança tiver pelo menos 6 meses de idade.

Perdi minha carteira de vacinação: o que devo fazer?

Perdi minha carteira de vacinação, e agora? Essa é uma dúvida frequente, uma vez que, normalmente, temos esse documento desde que nascemos.  

Antes de tudo, é importante dizer que perder sua carteira de vacinação não significa que você terá que tomar todas as vacinas mais uma vez. 

Para emitir a segunda via, você precisará procurar o posto de vacinação no qual tomou suas vacinas para resgatar o histórico.

Pode tomar duas vacinas no mesmo dia?

Essas dúvidas são comuns para aqueles que desejam se imunizar de uma só vez. 

Alguns imunizantes podem ser aplicados num mesmo dia, porém outros precisam de intervalos para fornecerem a proteção adequada. 

As vacinas que não podem ser aplicadas no mesmo dia são: febre amarela e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), compostas de vírus vivos atenuados, especialmente em crianças entre 12 e 23 meses de idade. 

Atualmente a vacina dengue (Qdenga) deve ser administrada separadamente das demais vacinas. Uma vacina inativada pode ser administrada num intervalo de 24 horas após a vacina dengue. Já vacinas vivas atenuadas necessitam de 30 dias de intervalo após a vacina dengue.

 

Agendar vacina
 
Categoria
Saúde