nav-logo
Compartilhe

    Vacinas que o recém-nascido deve receber

    Imunizantes aplicados no nascimento protegem contra hepatite B e formas graves de tuberculose

    Por Tiemi OsatoPublicado em 22/11/2022, às 13:46 - Atualizado em 04/07/2023, às 10:25
    Imagem: Shutterstock

    Imunizar as crianças é uma das medidas mais importantes que os pais devem adotar para cuidar dos filhos. E isso começa bem cedinho, logo ao nascer.

    Neste artigo, você vai ler:

    São duas as vacinas que um recém-nascido (o bebê que tem até 28 dias de idade) deve tomar: a vacina BCG e a vacina contra a hepatite B.

    + LEIA MAIS: Por que as vacinas salvam vidas?

    Vacina BCG

    A vacina BCG protege contra duas formas graves da tuberculose: a meníngea e a miliar. Nesses quadros, a doença infecciosa se espalha para outros órgãos além do pulmão.

    O imunizante segue um esquema de dose única, devendo ser administrado de forma intradérmica o mais precocemente possível. O ideal é que isso aconteça ainda na maternidade, em recém-nascidos que pesem no mínimo 2 kg.

    Um sinal típico da vacina BCG é a cicatriz no local da aplicação. No entanto, nem todas as crianças vão desenvolvê-la. Isso não quer dizer que não estejam protegidas. É apenas uma diferença de reação de organismo para organismo.

    Por isso, mesmo que não haja a formação da marquinha, a recomendação é manter uma única dose, sem necessidade de revacinação.

    Importante lembrar que a BCG é bastante segura – assim como todos os imunizantes que constam no calendário de vacinação brasileiro. Mas, por ser uma vacina atenuada (ou seja, a bactéria está viva, porém enfraquecida), ela pode ser adiada ou contraindicada sobretudo em três situações:

    • Histórico familiar de imunossupressão
    • Suspeita de imunodeficiência na criança
    • Mulheres que utilizaram imunossupressores durante a gestação

    Vacina contra a hepatite B

    Além de receber a vacina BCG, ainda na maternidade o bebê precisa tomar também a vacina contra a hepatite B – doença viral que ataca principalmente o fígado.

    A primeira dose deve ser aplicada de forma intramuscular nas primeiras 12 horas depois do nascimento.

    Orienta-se que a segunda dose seja administrada aos 2 meses de idade, enquanto a terceira é indicada aos 6 meses.

    +LEIA MAIS: Vacinação infantil: quais tomar até um ano de vida

    É possível que algumas crianças sigam o esquema de quatro doses, e não três. Isso acontece se, depois da primeira dose, for adotada a vacina pentavalente. Também chamada de vacina combinada DTP/Hib/HB, ela inclui a hepatite B e é recomendada aos 2, 4 e 6 meses de vida.

     

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também