nav-logo
Compartilhe

    Vacinas de 4 anos: quais são recomendadas

    Vacinação é fundamental para prevenir diversas doenças na faixa etária

    Por Equipe NavPublicado em 22/06/2023, às 13:06 - Atualizado em 23/06/2023, às 10:22

    Vacina 4 anos

    Todos nós sabemos que a vacina é a forma mais segura e mais eficiente de prevenir doenças em todas as faixas etárias. Conheça as vacinas de 4 anos e quais não podem faltar na carteira de vacinação do seu filho.

    Quais são as vacinas de 4 anos?

    Conheça as vacinas que fazem parte do calendário vacinal:

    Vacina tríplice bacteriana (reforço)

    A vacina protege das seguintes doenças: difteria, tétano, coqueluche. É indicada para crianças até antes dos 7 anos de idade, sendo recomendada a primeira dose aos 2 meses, a segunda aos 4 meses, a terceira aos 6 meses e o primeiro reforço aos 15 meses de idade.

    O reforço dos 4 a 5 anos pode ser feito com dTpa, DTPa ou DTPw. No SUS, o próximo reforço é realizado com a vacina dupla adulto (dT) aos 15 anos de idade. No serviço privado, recomenda-se um reforço entre 9 e 10 anos de idade com a vacina tríplice acelular do tipo adulto (dTpa).

    Vacina poliomielite (reforço)

    A imunização confere proteção contra a poliomielite (paralisia infantil). É indicada a vacina VIP em três doses do primeiro ano de vida (aos 2, 4 e 6 meses de idade).

    No SUS, os reforços dos 15 meses e de 4 anos de idade são realizados com a vacina oral para poliomielite (VOP).

    No serviço privado, recomenda-se continuar com a VIP, que está presente na vacina Pentavalente (DTPa-IPV-Hib), administrada aos 15 meses, e a vacina dTpa-IPV, administrada aos 4 anos de idade.

    Vacina varicela

    A vacina previne a varicela (catapora). Recomenda-se a aplicação em duas doses, sendo a primeira dose aplicada aos 15 meses, como parte da vacina tetraviral (SCR-V) e a segunda aos 4 anos de idade.

    No serviço privado, as duas doses de vacina varicela são administradas antes dos 4 anos de idade.

    As vacinas podem dar reações?

    Sim. Mesmo todas as vacinas sendo muito seguras, podem apresentar eventos adversos dependendo de pessoa para pessoa. Normalmente, os eventos são leves e costumam passar em um curto período.

    Recomenda-se analisar o calendário anual de vacinação e ler a respeito de cada vacina. Isso para que não se preocupe com possíveis eventos adversos comuns.

    Agendamento de vacinas no Nav

    Sabia que você pode agendar as vacinas do seu filho com mais praticidade pelo Nav? Cadastre-se para consultar preços, mais informações e disponibilidade no laboratório mais próximo.

    Clique aqui para agendar sua vacina

     

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também