Vacinas.com.br Agende suas vacinas
Home Blog Vacinas Como funcionam as vacinas de RNA mensageiro

Compartilhar com

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Whatsapp
Vacinas 04 jun 2021 | AUTOR: Equipe Vacinas.com.br

Como funcionam as vacinas de RNA mensageiro

As vacinas que utilizam RNA mensageiro em suas formulações nunca tinham sido licenciadas anteriormente. Com a pandemia pelo SARS-CoV-2, uma nova plataforma de vacinas comprovadamente eficazes foi desenvolvida e hoje o mundo conta com duas opções dessas vacinas (BioNTech/Pfizer e Moderna) aprovadas em determinados países. 

Os imunizantes que utilizam essa estratégia são desenvolvidos a partir da replicação de sequências de RNA, o que resulta em um processo rápido e mais barato.

O que é RNA mensageiro?

O RNA mensageiro, ou RNAm, é um tipo de ácido nucleico. Ele transmite as informações que partem do nosso código genético (DNA) e as leva para os ribossomos, auxiliando a identificar quais os aminoácidos e qual a sequência que devem compor as proteínas.

Qual a função do RNA mensageiro?

A função do RNA mensageiro é sintetizar proteínas. Ele é formado no núcleo da célula e leva a informação que permite a elaboração de proteínas no citoplasma.

Por que a vacina da COVID-19 foi feita com RNA mensageiro?

A vacina da COVID-19 é a esperança de controlar a pandemia mundial e a forma mais segura e eficaz de prevenir a doença.

Levando isso em consideração, devido aos poucos processos necessários para o desenvolvimento das vacinas de RNAm, a produção é mais ágil, tendo o potencial de produção em grande escala.

Como funciona uma vacina de RNA mensageiro?

Na coroa do Coronavírus existe uma proteína em formato de espinho, responsável pela ligação do vírus às células do corpo humano: a proteína Spike. Por esse motivo, ela é o principal alvo de ação dos imunizantes.

A função do material genético do RNA mensageiro é “ensinar” o organismo a como produzir proteínas e, no caso da vacina COVID-19, a como fazer cópias da proteína Spike que serão reconhecidas como estranhas pelo organismo, levando à produção de anticorpos e células de defesa.

Essa imunidade conferida após esse processo é representada pelos anticorpos (células de defesa) e linfócitos T, que dão ao organismo a capacidade de se defender quando ele entrar em contato com o vírus propriamente dito.

Em resumo, entenda como a vacina funciona:

1 – As vacinas de RNAm de COVID-19 são administradas no músculo do braço. Com as instruções (RNAm) que entram nas células do sistema imunológico, as células fazem um pedaço de proteína. Depois que o pedaço de proteína é feito, a célula decompõe as instruções (RNAm) e se livra delas.

2- A célula exibe o pedaço de proteína em sua superfície. Após esse procedimento, nosso sistema imunológico reconhece que a proteína não pertence a esse local e começa a construir uma resposta imunológica e a produzir anticorpos e células de defesa, como acontece na infecção natural da COVID-19.

3- Dessa forma, nosso organismo aprende a se proteger e evita com isso infecções futuras.

É importante ressaltar que a vacina NÃO contém vírus vivo, portanto não pode causar a COVID-19 após sua administração.

Por que as vacinas produzidas com essa técnica são consideradas inovadoras?

A fabricação das vacinas RNAm está sendo estudada há décadas e esse processo é considerado inovador pois permite a produção de vacinas usando materiais prontamente disponíveis, de forma ágil e mais rapidamente do que os métodos tradicionais.

Além disso, essas vacinas são muito seguras e eficazes.

Vacinas de RNA não alteram o DNA

As vacinas que utilizam RNA mensageiro não afetam ou interagem com nosso DNA de nenhuma forma.

O que acontece é que a célula se quebra e se livra logo do RNAm após terminar de seguir as instruções, de modo que o RNAm não é capaz de entrar no núcleo da célula, onde fica o nosso DNA (material genético). 

Fontes

CDC. Understanding mRNA COVID-19 Vaccines. Disponível em: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/vaccines/different-vaccines/mrna.html

UOL. As vacinas dos gringos: Como funcionam os imunizantes que utilizam RNA mensageiro, ainda não disponíveis no Brasil. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/reportagens-especiais/terceira-geracao-de-vacinas-como-funciona-a-tecnologia-rna/#page3

Pfizer. VACINA DE RNA MENSAGEIRO. Disponível: https://www.pfizer.com.br/noticias/ultimas-noticias%20/vacina-de-rna-mensageiro

Comentários