Vacinas.com.br Agende suas vacinas
Home Blog Vacinas Vacinas para a gripe, meningite, febre amarela e muito mais

Compartilhar com

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Whatsapp
Vacinas 27 mar 2020 | AUTOR: Equipe Vacinas.com.br

Vacinas para a gripe, meningite, febre amarela e muito mais

A prevenção de doenças como gripe, meningite e febre amarela passam pela vacinação

Existem muitas doenças que podem ser prevenidas por meio das vacinas. Conheça algumas delas e fique atento ao período de vacinação para não correr riscos a sua saúde.

Gripe ou influenza

Ao contrário do que pode parecer, a gripe não é uma doença inofensiva. Além dos sintomas desagradáveis que incluem febre, dores no corpo e tosse, em indivíduos de mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos, gestantes e pessoas com doenças crônicas como diabetes, hipertensão ou imunodeficiência, ela pode gerar complicações e levar à morte. Por isso a vacinação é essencial. Há dois tipos de vacina disponíveis contra a gripe no Brasil: a trivalente e quadrivalente.

 

Febre amarela

Outra doença perigosa é a febre amarela, causada por um vírus transmitido pela picada de mosquitos infectados. A doença aparece sazonalmente, no verão e início do outono, épocas em que chove bastante e os mosquitos se reproduzem intensamente. A suspeita de febre amarela deve ser imediatamente notificada às autoridades. Atualmente todo o território brasileiro é região com indicação de vacinação. A doença se inicia com uma febre súbita, e causa dores de cabeça e nas costas, calafrios, náusea, vômitos e fraqueza. A vacina febre amarela é disponibilizada pelo Ministério da Saúde para toda a população. Por se tratar de vacina com o vírus vivo atenuado, pessoas que apresentam doenças que causam problemas de imunidade devem consultar o médico antes de se vacinarem.

 

Tuberculose

A tuberculose é ainda hoje uma doença que mata no Brasil e no mundo. Felizmente, a vacina BCG protege contra suas manifestações mais graves – a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar. A doença pode afetar os pulmões, ossos, rins e meninges. A tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa, principalmente, através do ar. Quando o doente de tuberculose pulmonar tosse, fala ou espirra, ele lança no ar gotículas, de tamanhos variados, contendo no seu interior o bacilo, que pode ser então aspirado por pessoas que convivem com o doente. A sua forma mais comum é a tuberculose pulmonar, que se manifesta por tosse, falta de ar, fraqueza, perda de peso, febre e sudorese noturna.

 

HPV

As vacinas contra o HPV estão disponíveis  na rede pública e privada. O HPV é um vírus que infecta pele e mucosas de homens e mulheres e é sexualmente transmissível. Alguns tipos de HPV  e manifestam pelo aparecimento de verrugas nas regiões genitais e outros levam a infecção que na sua evolução pode levar ao câncer nas mulheres e também nos homens.

 

Meningite

As vacinas que protegem contra a meningite também são disponibilizadas de forma diferente na rede pública e nos laboratórios e clínicas de vacinação particulares. A doença, que pode ser evitada por meio da vacinação, representa um risco maior para crianças com menos de 5 anos. Seus sintomas incluem febre, dor de cabeça, vômitos, convulsão, rigidez muscular no pescoço e manchas no corpo.

 

Informe-se e previna-se!

 

Doenças e vacinas

 

Veja onde se vacinar em Locais de Aplicação

 

Fontes

https://sbim.org.br/midia/clippings/1089-tv-brasil-reporter-brasil-ministerio-da-saude-atualiza-recomendacao-sobre-a-vacina-bcg-13-02-2019

https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacina-bcg

https://familia.sbim.org.br/doencas/tuberculose-tb

http://saude.gov.br/saude-de-a-z/febre-amarela-sintomas-transmissao-e-prevencao

http://saude.gov.br/saude-de-a-z/gripe

http://saude.gov.br/saude-de-a-z/hpv

 

Vacinas relacionadas