Vacinas.com.br Agende suas vacinas
Home Blog Vacinas Vacinas para Crianças: Febre amarela, H1N1, gripe e outras

Compartilhar com

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Whatsapp
Vacinas 15 abr 2020 | AUTOR: Equipe Vacinas.com.br

Vacinas para Crianças: Febre amarela, H1N1, gripe e outras

Caderneta de vacinação em dia durante a infância – como proteger as crianças do sarampo, gripe, febre amarela e outras doenças.

Importância

A vacina para crianças é fundamental. Ao nascer, já estamos expostos a muitas doenças, e é nesse período que pais e mães devem começar o processo de imunização de seus filhos. O calendário de vacinação de crianças define essa faixa etária dos 0 aos 10 anos, pois é nessa fase da vida que o sistema imunológico dos indivíduos está se formando, e a vacinação garantirá a formação de anticorpos contra doenças que podem ser muito graves e, inclusive, levar à morte.

A seguir entenda as vacinas fundamentais que uma criança deve tomar.

Vacinas fundamentais

Ao nascer, os bebês devem receber ainda na maternidade uma dose única da vacina BCG e a 1ª de 3 doses da vacina de hepatite B. Mais adiante, devem tomar a Rotavírus (dos 2 aos 8 meses de vida) e 3 doses das seguintes vacinas: poliomielite, tríplice bacteriana (DTPw ou DTPa) e Haemophilus influenzae tipo b (aos 2, 4 e 6 meses). Já no 3º e 5º mês, os pequenos precisam de 2 doses da meningocócica B e meningocócica conjugada ACWY/C. Para todas essas vacinas é necessário reforço nos meses (ou anos) que se seguem.

 

A vacina da gripe, que protege contra 3 ou 4 tipos do vírus Influenza, incluindo o H1N1, deve ser tomada a partir dos 6 meses, e a da febre amarela, aos 9 meses. As doses da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e da varicela (catapora) devem ser recebidas quando o baixinho completar 1 ano e, novamente, 3 meses depois.

 

A vacina HPV, por sua vez, é aplicada em 2 doses, dos 9 aos 14 anos de idade.

 

Vacinas indicadas para crianças

 

Eventos adversos

 

Como em qualquer outra idade, as vacinas para bebês e crianças podem causar eventos adversos como febre, dores musculares, fadiga e vermelhidão no local da vacina. Porém esses sintomas tendem a desaparecer em pouco tempo, e não significam que a vacinação não funcionou ou está causando a doença.

 

As vacinas são muito seguras e necessárias para a saúde na infância e na vida adulta.

 

Veja onde se vacinar em Locais de Aplicação

 

Fontes

 

https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-crianca.pdf

 

https://www.bp.org.br/institucional/noticias/especialistas-fazem-alerta-sobre-importancia-da-vacinacao/

Vacinas relacionadas