A vacina para crianças é fundamental. Ao nascer, já estamos expostos a muitas doenças, e é nesse período que pais e mães devem começar o processo de imunização de seus filhos. O calendário de vacinação de crianças define essa faixa etária dos 0 aos 10 anos, pois é nessa fase da vida que o sistema imunológico dos indivíduos está se formando, e a vacinação garantirá a formação de anticorpos contra doenças que podem ser muito graves e, inclusive, levar à morte.
A seguir entenda as vacinas fundamentais que uma criança deve tomar.
Ao nascer, os bebês devem receber ainda na maternidade uma dose única da vacina BCG e a 1ª de 3 doses da vacina de hepatite B. Mais adiante, devem tomar a Rotavírus (dos 2 aos 8 meses de vida) e 3 doses das seguintes vacinas: poliomielite, tríplice bacteriana (DTPw ou DTPa) e Haemophilus influenzae tipo b (aos 2, 4 e 6 meses). Já no 3º e 5º mês, os pequenos precisam de 2 doses da meningocócica B e meningocócica conjugada ACWY/C. Para todas essas vacinas é necessário reforço nos meses (ou anos) que se seguem.
A vacina da gripe, que protege contra 3 ou 4 tipos do vírus Influenza, incluindo o H1N1, deve ser tomada a partir dos 6 meses, e a da febre amarela, aos 9 meses. As doses da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e da varicela (catapora) devem ser recebidas quando o baixinho completar 1 ano e, novamente, 3 meses depois.
A vacina HPV, por sua vez, é aplicada em 2 doses, dos 9 aos 14 anos de idade.
Como em qualquer outra idade, as vacinas para bebês e crianças podem causar eventos adversos como febre, dores musculares, fadiga e vermelhidão no local da vacina. Porém esses sintomas tendem a desaparecer em pouco tempo, e não significam que a vacinação não funcionou ou está causando a doença.
As vacinas são muito seguras e necessárias para a saúde na infância e na vida adulta.
Veja onde se vacinar em Locais de Aplicação
Fontes
https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-crianca.pdf
Vacinas relacionadas
Comentários