nav-logo
Compartilhe

    Rinite: conheça os tipos e tratamento

    Rinite é um quadro respiratório provocado pela inflamação da mucosa nasal. Ela pode causar espirros constantes, coceira no nariz e muita coriza.

    Por Danielle SanchesPublicado em 30/06/2023, às 16:23 - Atualizado em 12/04/2024, às 12:07

    rinite

    Fonte: Rafael Monaco Raposo, otorrinolaringologista dos hospitais Santa Paula e Nove de Julho (SP); Ministério da Saúde. 

    Rinite é o nome de um quadro respiratório que provoca uma inflamação na mucosa nasal. Como resultado disso, o nariz fica irritado e o indivíduo pode sentir coceira, espirrar com frequência e ainda apresentar bastante coriza.  

    A rinite pode ocorrer tanto pela ação de vírus (no caso dos resfriados) como por uma reação alérgica a determinados fatores – os mais conhecidos são ácaros e poeira, mas existem outros.  

    Siga a leitura para entender mais sobre o que é essa doença e como ela pode ser tratada.  

    O que é rinite? 

    A rinite é uma inflamação da mucosa (tecido que funciona como revestimento interno) do nariz, podendo ser causada por alergia ou não.  

    Clique aqui para agendar consulta online

    Quais são os tipos de rinite? 

    A rinite é uma doença que pode ser aguda ou infecciosa, geralmente quando é provocada por algum vírus (o famoso resfriado) ou ainda pode ter causas alérgicas e se tornar crônica.  

    Veja a seguir os principais tipos do problema.  

    Rinite alérgica 

    É provocada quando alguma partícula estranha ao corpo é inalada, gerando uma reação do sistema imunológico. Essas partículas são chamadas de alérgenos e incluem poeira, fungos, ácaros e pelos de animais, entre outros. 

    Rinite crônica 

    A rinite crônica ocorre quando os sintomas da doença duram por mais de 3 meses – ou seja, o paciente nunca se recupera totalmente da inflamação e segue apresentando coriza e nariz entupido, entre outros sinais.  

    Geralmente, a rinite crônica é uma forma grave da rinite alérgica e ocorre quando o paciente está exposto com frequência ao alérgeno que causa o problema.  

    Rinite aguda 

    Também chamada de infecciosa, a rinite aguda é a inflamação da mucosa nasal provocada por vírus ou bactérias — ou seja, uma infecção respiratória comum, como ocorre quando estamos resfriados, por exemplo.  

    Costuma ser um quadro autolimitado, ou seja, evolui de forma positiva sozinho e pode durar entre 7 e 10 dias.  

    Qual é a diferença entre rinite e sinusite? 

    Embora tenha sintomas parecidos, rinite e sinusite são quadros respiratórios diferentes.  

    No caso da rinite, como dissemos, ela é uma inflamação que ocorre na mucosa do nariz e pode ser causada por fatores alérgicos ou pela presença de vírus e bactérias.  

    Por outro lado, a sinusite é uma inflamação que ocorre nas cavidades paranasais, também chamadas de “seios da face” (localizados nas bochechas, entre os olhos e logo acima deles). Ela também pode ser provocada pela ação de vírus ou bactérias. 

    Nos dois casos, os quadros podem ser agudos ou crônicos, o que exige tratamento prolongado. 

    Quais são os sintomas de rinite? 

    Os sintomas mais comuns da rinite são:  

    • Obstrução nasal (nariz entupido); 
    • Espirros frequentes; 
    • Coceira no nariz e nos olhos; 
    • Lacrimejamento; 
    • Coriza de cor clara e em grande quantidade; 
    • Coceira na garganta e no céu da boca; 
    • Voz anasalada. 

    Em casos mais graves ou quando o problema se torna crônico, a rinite também pode provocar perda de paladar, rouquidão e até sangramento nasal.  

    Como é feito o diagnóstico? 

    O diagnóstico da rinite é feito por meio da observação dos sintomas, avaliação do histórico familiar e de vida do paciente e ainda pela observação da mucosa nasal por meio de um exame chamado rinoscopia nasal. 

    Outros exames complementares podem ser necessários para confirmar o diagnóstico como a nasofibroscopia ou endoscopia nasal – procedimento em que o otorrino consegue inspecionar de forma mais detalhada a mucosa respiratória.  

    Já os testes de contato na pele ou exames de sangue podem auxiliar na detecção de alergias específicas. 

    O diagnóstico da rinite é feito usualmente pelo otorrinolaringologista ou pelo alergologista. 

    Como é o tratamento para rinite? 

    No caso da rinite aguda, o quadro costuma evoluir de forma positiva sem grandes problemas em até 10 dias.  

    Já as rinites alérgicas e crônicas não têm cura, mas podem ter seus sintomas controlados para reduzir o incômodo e melhorar a qualidade de vida do indivíduo.  

    Pode-se, por exemplo, fazer uso de corticoides em spray de uso nasal e medicamentos anti-histamínicos (também conhecidos como antialérgicos) para reduzir a congestão nasal, as crises de espirro e a coriza. Eles, no entanto, só devem ser usados sob orientação médica.  

    Outro recurso possível é usar as vacinas antialérgicas para reduzir a sensibilidade do paciente aos gatilhos da rinite e reduzir as crises. 

    Como prevenir a rinite? 

    As rinites crônica e alérgica não têm cura, mas as crises podem ser prevenidas com medidas como:  

    • Lavar o nariz com soro fisiológico para aliviar o entupimento e a irritação da mucosa; 
    • Evitar entrar em contato com poeira, pólen, ácaros, produtos químicos com cheiro forte, perfumes, fungos ou qualquer outro gatilho conhecido para o problema; 
    • Manter a casa sempre limpa e arejada para evitar o acúmulo de ácaros e poeira; 
    • Usar máscara ao limpar a casa ou ambientes com acúmulo de sujeira; 
    • Evitar o uso de cortinas, carpetes, tapetes, almofadas e outros objetos que acumulem poeira e sejam difíceis de higienizar; 
    • Manter um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada, prática regular de atividade física e não fumar; 
    • Tomar bastante água, especialmente ao passar muito tempo em ambientes com ar-condicionado. 

    Qual médico trata rinite? 

    Nos casos das rinites aguda ou crônica, elas podem ser diagnosticadas e tratadas pelo médico otorrinolaringologista, especializado em analisar nariz, boca e garganta.  

    Já para os casos de rinite alérgica, além dele, o alergista ou alergologista também podem realizar o acompanhamento para tratamento.  

    Clique aqui para agendar consulta online

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também