Vacinas para viajar: saiba quais vacinas são obrigatórias para viajar dentro e fora do país

 

Saber quais são as vacinas para viajar facilita na hora de se programar para fazer um passeio ou sair a trabalho.   

Durante a pandemia do Coronavírus, muito se foi questionado sobre quais países estão abertos para lazer ou negócios e quais exigem vacinação prévia. Além da Covid-19, se imunizar contra a febre amarela também é imprescindível em diversos lugares. 

 

Certificado Internacional de Vacinação   

O Certificado Internacional de Vacinação (CIVP) é o documento oficial que comprova a vacinação contra doenças estabelecidas no Regulamento Sanitário Internacional (RSI). Até o momento, a febre amarela é a única doença especificada no RSI.  

Antes de fazer uma viagem, é importante consultar a lista de países que exigem a vacina febre amarela e se programar para ficar de acordo com as normas estabelecidas por cada país. 

Veja o passo a passo para emitir o CIVP de acordo com o Ministério da Saúde: 

Tome a dose integral da vacina em uma unidade básica de saúde (posto do SUS) ou em uma clínica privada, mantendo o calendário de vacinação atualizado. Guarde o comprovante de vacinação porque você vai precisar dele para solicitar o certificado. 

Faça seu cadastro e preencha o formulário de solicitação. 

Documentos necessários: 

  • CPF 

Imagem digitalizada do comprovante de vacinação que contenha: 

  • Dados pessoais (nome e data de nascimento) 
  • Data de vacinação e lote completo e legível da vacina. 
  • Assinatura do profissional que realizou a vacinação. 
  • Identificação e carimbo da unidade de saúde onde você tomou a vacina. 

Você vai receber o Certificado por e-mail, para imprimir em casa. O Certificado tem assinatura eletrônica do servidor da Anvisa. Assine o seu Certificado logo após a impressão.   

 

Por que alguns países exigem determinadas vacinas e outros não?  

A vacinação é exigida em países que apresentam potenciais riscos de doenças para os moradores locais e turistas e, caso não seja feita no período indicado, a entrada do passageiro pode ser negada no local de destino. Por exemplo, a vacina febre amarela demora 10 dias para fazer efeito, portanto, é recomendado que as pessoas com viagem marcada tomem a vacina na data correta.  

Sobre a vacina Covid-19, cada país está fazendo uma exigência diferente. Alguns estão exigindo a vacinação completa de brasileiros com vacinas específicas, outros estão exigindo testes negativos horas antes de entrar no território e outros apenas uma dose da vacina. Com isso, é necessário pesquisar individualmente quais são as regras do país de destino, uma vez que a situação epidemiológica não é a mesma em todo o mundo.   

Aproveitamos para ressaltar a importância de tomar a vacina contra Covid-19 e de manter o calendário vacinal em tempos de pandemia do Coronavírus atualizado, de modo a contribuir para o controle da pandemia e evitar que doenças já controladas ressurjam.   

 

É obrigatório tomar vacinas específicas para viajar dentro do Brasil?   

No Brasil, a recomendação da vacina febre amarela é atualmente para todo o território nacional. 

Outras vacinas também podem ser solicitadas para adentrar em algum estado, como Tétano, Difteria, Hepatite A, Hepatite B e Tríplice Viral. Para evitar complicações, o passageiro deve manter seu calendário vacinal atualizado.   

Estar atento à campanha da vacina da gripe também é importante, uma vez que todos os anos sua formulação muda e confere proteção contra a cepa que está circulando no ano vigente. 

 

Post Destaque
Não