Agende já suas vacinas
Vacinas
03 mar 2020 | AUTOR: Equipe Vacinas.com.br

Vacinas: Quem Pode Tomar

Quem pode tomar cada vacina? Entenda as diferenças

 Saiba quais são as vacinas para gestantes, idosos, crianças, adultos, mulheres. 

É amplamente sabido que as vacinas trazem diversos benefícios para a saúde em geral. No entanto, é importante levar em consideração algumas especificidades delas, tanto para períodos da vida, como para algumas condições de saúde que a pessoa tenha.

Vamos começar por um grupo muito importante, as mulheres grávidas. Gestantes podem ser vacinadas para tríplice bacteriana (que protege a mulher e o recém-nascido contra o tétano e a coqueluche), meningite e hepatite B. A gripe é uma outra vacina muito importante pois protege a gestante e também o recém-nascido contra a influenza, uma infecção que pode ser muito grave; ela é recomendada para a gestante nos meses de sazonalidade do vírus (consulte seu médico).

Já as vacinas dengue, varicela, tríplice viral e HPV são contraindicadas. A vacina febre amarela também não é indicada, porém, caso a paciente viaje para locais onde há incidência da doença, pode ser vacinada, mas é necessário orientação médica.

Outro grupo de risco é aquele em que se incluem pessoas com doenças crônicas (renais, hepáticas, pulmonares, cardíacas etc), autoimunes, pessoas com coagulopatias, transplantadas ou em uso de imunossupressores. Nesses casos, deve-se consultar um médico para avaliar cada situação individualmente.

Também é preciso seguir o calendário de vacinação segundo a faixa etária. Recém-nascidos devem tomar as vacinas BCG e de hepatite B. Bebês e crianças de até 10 anos precisam de todas as vacinas disponíveis na rede pública, exceto a da dengue e a pneumocócica 23 valente, que possuem recomendações especiais.

A partir da adolescência, na vida adulta, e para os idosos, recomendam-se as vacinas não tomadas ainda, com algumas exceções, em que a vacina só é recomendada no caso de exposição à doença. Mais uma singularidade do grupo dos maiores de 60 anos é a contraindicação da vacina da dengue. A vacina herpes zoster é recomendada a partir dos 50 anos, apenas para pessoas que já tiveram contato com um dos sorotipos do vírus da dengue, o que deve ser detectado através de sorologia.

E, por fim, a vacina  HPV é recomendada para meninos e meninas a partir de 9 anos de idade. De acordo com o tipo de vacina (bivalente ou quadrivalente), a idade em que elas são recomendadas varia.

 

Principais grupos e qual vacina tomar

 

Veja onde se vacinar em Locais de Aplicação

 

Fontes

https://sbim.org.br/calendarios-de-vacinacao

 

https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-pacientes-especiais.pdf

 

https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-0-100.pdf

 

https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-crianca.pdf

 

https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-gestante.pdf

Vacinas por Perfil

Aqui você encontra todas as vacinas que você deve tomar de acordo com seu perfil e cuidados ao viajar.

MaisLidas