Sintomas de tuberculose: saiba quais são os principais

sintomas de tuberculose

 

Autor: Equipe Dasa


Os sintomas de tuberculose estão associados ao acometimento pulmonar. A tuberculose é uma doença caracterizada por tosse persistente, podendo ser de grande risco para as pessoas caso não seja tratada adequadamente.

Saiba quais sintomas são comuns, quais são mais graves e como tratar a infecção. 

O que causa e o que é a tuberculose?

A tuberculose é causada pelo Mycobacterium tuberculosis, conhecida como bacilo de Koch. É uma doença infecciosa que acomete principalmente os pulmões, podendo afetar outros órgãos e sistemas. 

A tuberculose é contagiosa?

Sim, a tuberculose é uma doença altamente contagiosa. 

Principais sintomas de tuberculose

A tuberculose é assintomática para a maioria das pessoas. Algumas, entretanto, apresentam os seguintes sintomas: 

Tosse persistente

A tuberculose é caracterizada pela tosse persistente e seca no início da infecção; com o passar do tempo, a tosse apresenta secreção, podendo também vir a apresentar sangue.

Dor ao respirar ou tossir

Dor ao respirar ou tossir também é um sintoma comum da doença.

Sensação de falta de ar

A sensação de falta de ar na tuberculose ocorre, geralmente, nos casos mais avançados da doença, quando acomete extensamente o pulmão. Normalmente essa falta de ar está atrelada ao esforço que o paciente faz, mas pode surgir até mesmo com o paciente em repouso. 

Cansaço e fadiga

O cansaço e a fadiga causados pela tuberculose são caracterizados por sensação de mal-estar, fraqueza ao realizar atividades simples e desânimo constante. 

Febre

Muitos pacientes relatam a presença de febre, principalmente durante a tarde, conhecida como febre vespertina. 

Sudorese noturna

A sudorese noturna também é um sintoma comum da tuberculose, podendo surgir até em pacientes que não apresentaram febre em nenhum momento da infecção. 

Emagrecimento sem razão aparente

O emagrecimento sem razão e a perda de apetite, podem ocorrer em todas as formas de tuberculose. 

Clique aqui para agendar vacina

 

Sintomas de tuberculose em casos graves

Em casos graves, o paciente pode apresentar:

  • Tosse por mais de 3 semanas;
  • Febre vespertina;
  • Sudorese noturna;
  • Emagrecimento sem causa aparente;
  • Cansaço excessivo. 

 

Como ocorre a transmissão da tuberculose?

A principal forma de transmissão da tuberculose é via contato direto de pessoa para pessoa, através da fala, espirro e tosse. Outros fatores como má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo, uso de drogas ilícitas ou qualquer outro fator que gere baixa resistência no organismo podem contribuir para o desenvolvimento da doença. 

Qual o tratamento da tuberculose?

O tratamento da tuberculose é feito à base de antibióticos e tem a duração de pelo menos seis meses. É um tratamento longo que deve ser acompanhado por equipe de médicos, enfermeiros, assistentes sociais e visitadores devidamente preparados, sendo indicado o regime de Tratamento Diretamente Observado (TDO), para evitar o abandono do tratamento e complicações futuras. 

Prevenção: Vacina contra a tuberculose

A vacina BCG é indicada de rotina a partir do nascimento até antes de a criança completar 5 anos de idade e previne a tuberculose, principalmente as formas graves, como meningite tuberculosa e tuberculose miliar (espalhada pelo corpo). 

Clique aqui para agendar vacina

 

Post Destaque
Não