Vacinas.com.br Agende suas vacinas
Home Vacinas Vacina Haemophilus influenzae tipo b

Vacina Haemophilus influenzae tipo b

Conheça o que é a vacina Hib e todos os detalhes sobre a imunização:

Compartilhar com

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Whatsapp

Indicações

A imunização é indicada para crianças a partir de 2 meses, até 5 anos de idade. Para as crianças com mais de 5 anos, adolescentes e adultos em condições médicas que aumentam o risco para doenças por Hib: ausência de baço ou disfunção nesse órgão; antes e/ou após transplante de órgão ou medula óssea; após quimioterapia; acima de 5 anos de idade, a vacina é recomendada mediante ao pedido médico.

Doses

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda e disponibiliza a vacina em três doses: aos 2, 4 e 6 meses de idade. As Sociedades Brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm) recomendam uma quarta dose entre 12 e 18 meses, em especial para crianças vacinadas com a vacina DTPa.

Para crianças com mais de 5 anos, adolescentes e adultos não vacinados e com doenças que aumentem o risco da doença, duas doses com intervalo de dois meses são recomendadas.

Contra-indicações

A vacina Hib é muito segura e só é contraindicada para pessoas que apresentaram alergia grave provocada por qualquer componente da vacina ou por dose anterior.

Além disso, em pacientes que estejam com febre no dia da aplicação, é recomendado aguardar o sintoma passar para se vacinar.

Reações Adversas

As reações adversas que podem ocorrer são:

  • Dor no local da aplicação;
  • Edema;
  • Endurecimento;
  • Vermelhidão.  

Em relação às manifestações gerais, pode ocorrer febre nas primeiras 24 horas após a vacinação; cansaço, tontura e dor de cabeça.

Do que é feita?

É composta de pó liofilizado com polissacarídeo da cápsula da bactéria Haemophilus influenzae tipo b (Hib) conjugado com toxoide tetânico, Tris (trometamol), cloreto de sódio, água para injeção.

Local de aplicação

A vacina é aplicada via intramuscular – deltoide ou vasto lateral da coxa

Comparativo entre Vacinas

Vacinas Particulares

  • Disponível

Vacinas Setor Público

  •  Disponível, separadamente da pentavalente, para aplicação apenas em pacientes com comorbidades nos CRIEs – Clientes especiais.

Matérias relacionadas

Vacinas

Vacinas para Crianças: Febre amarela, H1N1, gripe e outras

Vacinas

Reação de vacina em bebês e recém-nascidos