Vacinas.com.br Agende suas vacinas
Home Vacinas Febre Tifoide

Febre Tifoide

Conheça todos os detalhes da Vacina Febre Tifoide:

Esta vacina é indicada para:


Adolescentes

Adultos

Crianças

Viajantes

Compartilhar com

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Whatsapp

O que previne?

A imunização protege contra Febre Tifoide, infecção causada por ingestão de água e alimentos contaminados com a bactéria Salmonella typhi. A doença é prevenível por vacinação.

Indicações

A vacina é indicada para crianças a partir de 2 anos de idade, adolescentes e adultos que viajam para áreas de alta incidência da doença, em situações específicas de longa permanência e após análise médica criteriosa.

Além disso, a vacina deve ser administrada em profissionais que lidam com águas contaminadas e dejetos.

Doses

Recomenda-se apenas uma dose. A vacina confere proteção por três anos, de modo que a revacinação pode ser recomendada após este período, se o risco de adoecimento persistir ou retornar.

Contra-indicações

A vacina Febre Tifoide é contraindicada em casos de hipersensibilidade conhecida a qualquer um dos componentes da vacina; em pacientes que estejam com febre no dia da aplicação, é recomendado adiar até o seu restabelecimento.

Durante a gravidez não é recomendada habitualmente, mas pode ser administrada somente se necessária e após avaliação médica dos riscos e benefícios.

Durante o período de amamentação a administração da vacina não é recomendada.

Reações Adversas

A vacina Febre Tifoide causa poucas reações, sendo as mais frequentes relacionadas com o local da aplicação. Entre as mais comuns: dor, vermelhidão e inchaço. Outras possíveis reações são febre, dor de cabeça, mal-estar, náuseas e coceira.

Do que é feita?

A vacina da febre tifoide é composta por polissacarídeos da cápsula da bactéria (Salmonella typhi). Contém também fenol, cloreto de sódio, fosfato dissódico diidratado, fosfato monossódico diidratado e água para injeção.

Local de aplicação

A aplicação é via subcutânea – região superior posterior do braço.

Comparativo entre Vacinas

Vacinas Particulares

  • Disponível na rede privada

Vacinas Setor Público

  • Só tem em alguns núcleos da Rede Pública, não está dentro do PNI (Programa Nacional de Imunização)