Agende já suas vacinas

Vacina Hepatite A Infantil

Esta vacina também é indicada para:

A vacina da hepatite A é muito eficaz e segura, sendo a melhor forma de prevenir a infecção.

É importante saber que no Brasil os casos de hepatite A estão presentes, em sua maioria, nas regiões Norte e Nordeste do país, que juntas reúnem 55,7% de todos os casos confirmados no período de 1999 a 2018. As regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste abrange 17,9%, 15,4% e 11,1% dos casos do país, respectivamente.

Graças à imunização e às medidas de saneamento básico, a taxa de incidência de hepatite A no Brasil está diminuindo, passando de 5,7 casos em 2009 para 0,4 por 100 mil habitantes em 2019. 

Entenda abaixo o que é a hepatite A e como se prevenir:


A hepatite A é uma infecção que atinge o fígado, causada pelo vírus da hepatite A (HAV). Normalmente é uma doença que evolui de forma benigna, porém, a partir da adolescência, a doença pode ser sintomática e, em alguns casos, letal. O vírus é transmitido por via fecal-oral, ou seja, ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes que contenham o vírus da hepatite A.

É importante ressaltar que gestantes portadoras de qualquer tipo de hepatite viral devem ser acompanhadas regularmente por médicos especialistas.





A vacina é indicada a partir dos 12 meses de idade. Atualmente a vacina contra a hepatite A faz parte do calendário de vacinação infantil do SUS para crianças de 15 meses até 4 anos de idade no esquema de uma dose.





No sistema privado, a vacina é realizada em duas doses com intervalo de seis meses entre cada uma delas. Recomenda-se a aplicação rotineira a partir dos 15 meses de idade a vacina Hepatite A Infantil, ou o mais cedo possível. Quando na fase adulta, tomar o quanto antes se não vacinado anteriormente, a vacina Hepatite A Adulto com o mesmo intervalo de seis meses entre cada dose.

Veja o calendário de vacinação infantil para conferir todas as vacinas que as crianças devem tomar.





A imunização é contraindicada para pessoas que apresentaram reação anafilática a algum componente da vacina ou a dose anterior. 

A gestação e a lactação não representam contraindicações para imunização.





A vacina da hepatite A é muito segura, porém, dependendo da pessoa, pode resultar em alguns eventos adversos que são: 

Reações muito raras: sintomas respiratórios, rinite, vertigem, erupções na pele, dor muscular, rigidez muscular, diminuição da sensibilidade, dormências, coceira, calafrios.





Trata-se de uma vacina inativada composta por antígeno do vírus da hepatite A, portanto, não pode causar a doença.





A vacina é aplicada por via intramuscular.




Comparativo entre Vacinas

Vacinas Particulares

  • Disponível.

Vacinas Setor Público

  • Apenas uma dose para crianças e duas só nos CRIEs para pacientes com comorbidades.

Vacinas por Perfil

Aqui você encontra todas as vacinas que você deve tomar de acordo com seu perfil e cuidados ao viajar.