Agendar Vacina

 

As vacina contra meningite é indicada para crianças e adolescentes. Dependendo da situação epidemiológica, recomenda-se a aplicação em adultos ou idosos. Além disso, recomenda-se a aplicação da vacina ACWY em viajantes com destino às regiões de risco aumentado da doença. 

Para pessoas que possuam doenças que aumentem o risco da doença meningocócica, a imunização é recomendada em qualquer faixa etária. 

ACWY: doses e quem pode tomar

A vacina meningocócica ACWY é indicada aos 3 meses de idade, com uma segunda dose aos 5 meses. Além disso, os reforços precisam ser aplicados aos 12 meses, 5 anos e 11 anos de idade. 

Para adolescentes que não foram vacinados anteriormente, recomenda-se aplicar uma dose com um reforço após 5 anos. 

Em adultos, a recomendação é dose única. 

Contraindicações 

A imunização é contraindicada em pessoas com histórico de anafilaxia após dose anterior ou após o uso de algum componente da vacina. 

Para pacientes que estejam com febre no dia da aplicação, é recomendado adiar. 

Reações Adversas da ACWY

Em até 10% dos casos, pode ocorrer: endurecimento, dor, inchaço ou vermelhidão no local da aplicação. Pode ocorrer também: irritabilidade, dor de cabeça, sonolência, perda de apetite, febre, dor muscular e calafrios. 

Com menor frequência (de 1 a 10% dos casos): sintomas gastrointestinais como diarreia, náuseas e vômitos, além de hematoma no local da aplicação da vacina, dores nas articulações e erupções na pele. 

As reações costumam desaparecer em até 72 horas. 

Do que é feita? 

A vacina ACWY é inativada, e contém antígenos formados por componentes das cápsulas das bactérias, os oligossacarídeos dos sorogrupos A C, W e Y conjugados a uma proteína que, dependendo do fabricante, pode ser toxoide tetânico ou mutante atóxico da toxina diftérica, o chamado CRM-197. A vacina também contém sacarose; trometamol; fosfato de potássio didrogenado; sacarose; cloreto de sódio; fosfato de sódio didrogenado monoidratado; fosfato dissódico hidrogenado didratado; cloreto de sódio e água para injeção. 

Local de aplicação 

É recomendado aplicar a vacina via intramuscular, em deltóide (braço) ou vasto lateral da coxa. 

Qual a importância da vacina ACWY? 

A vacina ACWY confere proteção contra doenças causadas pelos meningococos dos sorogrupos A C, W e Y.  

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomendam que, sempre que possível, seja feito o uso preferencial da vacina meningocócica conjugada ACWY (MenACWY) no primeiro ano de vida, iniciando aos 3 meses de idade, seguida de segunda dose aos 5 meses e reforços a partir de 1 ano de idade.  

 

Agendar Vacina

 

Quem já tomou vacina meningite C pode tomar a vacina meningocócica ACWY? 

Sim, crianças e adolescentes vacinados com a vacina Meningocócica C podem tomar a vacina MenACWY, com o objetivo de ampliar a proteção, porém é necessário aguardar um intervalo mínimo de um mês da última MenC. 

Qual vacina dar primeiro: meningite B ou ACWY? 

A vacina meningocócica ACWY é indicada a partir dos 2 meses de vida e a meningocócica B é indicada a partir dos 2 meses de vida até 50 anos. Ambas devem ser administradas, preferencialmente, o mais cedo possível. O calendário vacinal normalmente recomendado consiste na aplicação das duas vacinas aos 3 meses de idade, com segunda dose aos 5 meses e reforços a partir dos 12 meses de idade. 

Qual vacina é mais importante meningite B ou ACWY? 

As duas vacinas são de extrema importância, principalmente na infância, e não conferem proteção para as mesmas bactérias causadoras de meningite. 

Qual a diferença entre a vacina ACWY e a meningite B? 

A vacina meningocócica B confere proteção contra doenças causadas pelo meningococo do sorogrupo B. Já a vacina ACWY protege contra doenças causadas pelos meningococos dos sorogrupos A C, W e Y. 

A vacina ACWY precisa de reforço? 

A SBIm e SBP recomendam doses de reforço entre 5 e 6 anos e aos 11 anos de idade. Para pessoas vacinadas em outras idades, sugere-se um reforço após 5 anos da primeira dose. Já para adultos, a recomendação se restringe a situações epidemiológicas (em caso de viagens ou surtos) ou presença de comorbidades que aumentem o risco de infecção.

 

Agendar Vacina