Vacinas.com.br Agende suas vacinas
Home Vacinas Meningocócica B

Meningocócica B

Conheça todos os detalhes da Vacina Meningocócica B:

Esta vacina é indicada para:


Adolescentes

Adultos

Crianças

Viajantes

Compartilhar com

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Whatsapp

O que é?

A imunização é muito importante e previne contra meningites e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo do tipo B.

A meningite meningocócica é uma doença imunoprevenível causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo). Anualmente, entre 1.500 e 3.000 brasileiros não vacinados são acometidos pela doença, que pode atingir pessoas de qualquer faixa etária, principalmente crianças até 5 anos de idade. 

A vacina contra meningite é a melhor e mais segura forma de prevenção contra a doença.

Indicações

Recomenda-se o uso da Vacina Meningocócica B para crianças, adolescentes e adultos até 50 anos, dependendo do risco epidemiológico, e para viajantes com destinos às regiões de risco da doença.

Doses

Para crianças de 2 meses: recomendam-se 3 doses com intervalo de 2 meses entre as doses, sendo necessário reforço entre 12 e 15 meses de idade. O reforço deve ocorrer pelo menos 6 meses após a última dose realizada.

Para crianças de 3 a 5 meses: recomendam-se 2 doses com intervalo de 2 meses entre as doses, sendo necessário reforço entre 12 e 15 meses de idade. O reforço deve ocorrer pelo menos 6 meses após a última dose realizada.

Crianças de 6 a 11 meses: recomendam-se 2 doses com intervalo de 2 meses entre as doses, sendo necessário reforço entre 12 e 15 meses de idade. O reforço deve ser realizado no segundo ano de vida, pelo menos dois meses após a última dose realizada.

Crianças de 12 a 23 meses: recomendam-se duas doses com intervalo de 2 meses entre as doses, sendo necessário reforço doze meses após a última dose.

Para indivíduos de 2 a 50 anos (dependendo do risco epidemiológico) que nunca receberam a vacina antes: recomendam-se 2 doses com um intervalo de um mês entre cada uma delas. 

Contra-indicações

A imunização é muito segura, sendo apenas contraindicada para pessoas com histórico de anafilaxia após uso da vacina. Para pacientes que estejam com febre no dia da aplicação, é recomendado adiar a vacinação.

Reações Adversas

Em 10% dos casos, pode ocorrer em crianças menores de 2 anos de idade, febre alta com duração de 24 a 48 horas.

Crianças menores de 10 anos de idade podem apresentar perda de apetite, choro persistente, irritabilidade, sonolência, vômito, diarreia, erupções na pele e sensibilidade no local da aplicação, como dor, calor, inchaço, vermelhidão, em mais de 10% dos casos.

Em maiores de 11 anos de idade, em mais de 10% dos casos, pode ocorrer cefaleia, dor nos músculos e articulações, náuseas, mal-estar e reações locais com dor muito intensa.

Do que é feita?

A vacina meningocócica B é do tipo inativada, portanto não causa a doença. É composta por três proteínas subcapsulares e pela membrana externa do meningococo B, hidróxido de alumínio, cloreto de sódio, histidina, sacarose e água para injeção.

Local de aplicação

A aplicação recomendada da vacina é via intramuscular – deltoide ou vasto lateral da coxa.

Comparativo entre Vacinas

Vacinas Particulares

  • Disponível

Vacinas Setor Público

  • Não está disponível