Conheça todos os detalhes da Vacina Meningocócica B:
A imunização é muito importante e previne contra meningites e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo do tipo B.
A meningite meningocócica é uma doença imunoprevenível causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo). Anualmente, entre 1.500 e 3.000 brasileiros não vacinados são acometidos pela doença, que pode atingir pessoas de qualquer faixa etária, principalmente crianças até 5 anos de idade.
A vacina contra meningite é a melhor e mais segura forma de prevenção contra a doença.
Recomenda-se o uso da Vacina Meningocócica B para crianças, adolescentes e adultos até 50 anos, dependendo do risco epidemiológico, e para viajantes com destinos às regiões de risco da doença.
Para crianças de 2 meses: recomendam-se 3 doses com intervalo de 2 meses entre as doses, sendo necessário reforço entre 12 e 15 meses de idade. O reforço deve ocorrer pelo menos 6 meses após a última dose realizada.
Para crianças de 3 a 5 meses: recomendam-se 2 doses com intervalo de 2 meses entre as doses, sendo necessário reforço entre 12 e 15 meses de idade. O reforço deve ocorrer pelo menos 6 meses após a última dose realizada.
Crianças de 6 a 11 meses: recomendam-se 2 doses com intervalo de 2 meses entre as doses, sendo necessário reforço entre 12 e 15 meses de idade. O reforço deve ser realizado no segundo ano de vida, pelo menos dois meses após a última dose realizada.
Crianças de 12 a 23 meses: recomendam-se duas doses com intervalo de 2 meses entre as doses, sendo necessário reforço doze meses após a última dose.
Para indivíduos de 2 a 50 anos (dependendo do risco epidemiológico) que nunca receberam a vacina antes: recomendam-se 2 doses com um intervalo de um mês entre cada uma delas.
A imunização é muito segura, sendo apenas contraindicada para pessoas com histórico de anafilaxia após uso da vacina. Para pacientes que estejam com febre no dia da aplicação, é recomendado adiar a vacinação.
Em 10% dos casos, pode ocorrer em crianças menores de 2 anos de idade, febre alta com duração de 24 a 48 horas.
Crianças menores de 10 anos de idade podem apresentar perda de apetite, choro persistente, irritabilidade, sonolência, vômito, diarreia, erupções na pele e sensibilidade no local da aplicação, como dor, calor, inchaço, vermelhidão, em mais de 10% dos casos.
Em maiores de 11 anos de idade, em mais de 10% dos casos, pode ocorrer cefaleia, dor nos músculos e articulações, náuseas, mal-estar e reações locais com dor muito intensa.
A vacina meningocócica B é do tipo inativada, portanto não causa a doença. É composta por três proteínas subcapsulares e pela membrana externa do meningococo B, hidróxido de alumínio, cloreto de sódio, histidina, sacarose e água para injeção.
A aplicação recomendada da vacina é via intramuscular – deltoide ou vasto lateral da coxa.
Vacinas Particulares
Vacinas Setor Público
Vacinas
Vacinas
Vacinas
Vacinas
Vacinas
Vacinas
Vacinas
Vacinas
Vacinas
Vacinas
Encontre todas as vacinas que você deve tomar de acordo com seu perfil e cuidados ao viajar.