Vacinas.com.br Agende suas vacinas
Home Vacinas Pneumo 13

Pneumo 13

Conheça todos os detalhes da Vacina Pneumo 13:

Esta vacina é indicada para:


Adolescentes

Adultos

Crianças

Idosos

Compartilhar com

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Whatsapp

O que previne?

A vacina pneumocócica conjugada 13-valente (VPC13), contém antígenos dos sorotipos 1, 3, 4, 5, 6A, 6B, 7F, 9V, 14, 18C, 19A, 19F e 23F, e está licenciada para adolescentes, adultos e idosos.

A vacina confere proteção contra cerca de 90% das doenças graves como pneumonia, sepse (infecção disseminada) e meningite causadas pelos 13 sorotipos de pneumococo.

Indicações

A vacina Pneumo 13 é recomendada a partir de 2 meses de idade, podendo ser aplicada em qualquer fase da vida. 

Doses

Para crianças de 2 a 6 meses de idade recomendam-se 3 doses com intervalo de 2 meses entre elas. O reforço deve ser administrado entre 12 e 15 meses de idade.

Para crianças que iniciarem a vacinação entre 7 a 11 meses de idade, recomendam-se 2 doses com intervalo de 2 meses entre elas. O reforço deve ser administrado entre 12 e 15 meses de idade.

Para crianças que iniciarem a vacinação entre 12 a 13 meses de idade, recomendam-se 2 doses com intervalo de 2 meses entre elas. Não há necessidade de reforço.

A partir dos 2 anos de idade, recomenda-se dose única. Não há necessidade de reforço.

Conheça quais são as vacinas para crianças.

Para idosos acima de 60 anos de idade e pacientes imunodeprimidos, recomenda-se a complementação da vacinação com a aplicação da vacina Pneumo 23 (pneumocócica polissacarídica 23- valente) após a vacina Pneumo 13. O intervalo entre a vacina Pn13v e a Pn23v varia se a pessoa é imunodeprimida ou não.

Crianças menores de 6 anos de idade que completaram o esquema de vacinação com a vacina Pneumo 10 nas Unidades Básicas de saúde, têm benefícios se tomarem uma dose a mais da vacina Pneumo 13 na rede privada pois aumentam a sua proteção contra mais três sorotipos de pneumococo. 

Saiba o que fazer se perder sua carteira de vacinação.

Contra-indicações

A VPC13 é muito segura e só não é indicada para pessoas que apresentaram anafilaxia causada por algum componente ou dose anterior da vacina.

Para pacientes que estejam com febre no dia da aplicação, é recomendado adiar a vacinação.

Reações Adversas

Reações muito comuns: diminuição do apetite, irritabilidade, sonolência ou sono inquieto, febre e reações no local da aplicação (dor, vermelhidão, inchaço ou endurecimento).

Reações comuns: diarreia, vômitos, erupção cutânea, febre acima de 39°C.

Reações raras: choro persistente, convulsões, urticária, reação local intensa, episódio de hipotônico-hiporresponsivo (EHH) e anafilaxia.

Do que é feita?

A vacina pneumo 13 é uma vacina do tipo inativada, composta por 13 sorotipos de pneumococos (1, 3, 4, 5, 6A, 6B,7F, 9V, 14, 18C, 19A, 19F e 23 F) conjugados com a proteína CRM197, sais de alumínio, cloreto de sódio, ácido succínico, polissorbato 80 e água para injeção.

Local de aplicação

É recomendado que a vacina seja aplicada via intramuscular.

Comparativo entre Vacinas

Vacinas Particulares

  • Disponível para todos os grupos.

Vacinas Setor Público

  • Está disponível a Pneumo 10, que protege 10 tipos de vírus, enquanto a Pneumo 13 protege 13 tipos de vírus. Apenas para crianças menores de 5 anos de idade.