Agende já suas vacinas

Vacina Pneumo 23

Esta vacina também é indicada para:

Conheça todos os detalhes da Vacina Pneumo 23:


A imunização previne contra doenças causadas por 23 tipos de pneumococos, que são responsáveis por meningite, pneumonia, infecções nos ouvidos e infecções do sangue (bacteremia e sepse). 

A Doença Pneumocócica é provocada pela bactéria pneumococo (Streptococcus pneumoniae), que pode ser muito grave em crianças menores de 5 anos e adultos maiores de 60 anos. Pode ocorrer também em crianças acima de 5 anos de idade, adolescentes e adultos que tenham problemas de saúde que aumentem o risco de contrair doenças pneumocócicas, como diabetes, imunodeficiências, patologias ou ausência do baço.





A vacina pneumocócica 23-valente é recomendada para crianças acima de 2 anos de idade, adolescentes e adultos que tenham problemas de saúde que aumentem o risco de contrair doenças pneumocócicas, como diabetes, imunodeficiências, patologias ou ausência do baço.

Recomenda-se também o uso da vacina para idosos acima de 60 anos de idade.





São recomendadas 2 doses com intervalo de 3 a 5 anos. De preferência, deve ser utilizada a vacina pneumocócica conjugada (Pneumo 13) antes da administração da vacina polissacarídica 23-valente (Pneumo 23). 

Para indivíduos imunocompetentes acima de 60 anos, o intervalo entre a vacina pneumocócica conjugada (Pneumo 13) e a polissacarídica (Pneumo 23) deve ser de 12 meses. No caso de indivíduos imunocomprometidos, o intervalo deve ser de 2 meses.





A imunização é contraindicada para crianças, adolescentes e adultos que apresentaram anafilaxia causada por algum componente ou dose anterior da vacina.

É recomendado adiar a vacinação de pacientes que estejam com febre no dia da aplicação. 

A vacina Pn23-valente não deve ser aplicada concomitantemente com a vacina Herpes Zóster, pois estudos clínicos mostram diminuição da resposta imunológica à vacina herpes zóster sem haver prejuízo da resposta da Pneumo 23. 

Além disso, a imunização não é recomendada como rotina para crianças, adolescentes e adultos saudáveis.





Reações comuns: dor, vermelhidão, inchaço e endurecimento no local da injeção, dor de cabeça, cansaço, dor muscular, febre baixa e transitória

Reações incomuns: inchaço de todo braço, hematomas e manchas vermelhas.

Reações raras: aumento ou surgimento de gânglios próximos à região do local da vacinação (linfadenopatia), dor nas articulações, calafrios, mal-estar e erupções na pele.





A vacina pneumocócica 23 é uma vacina do tipo inativada, composta de partículas purificadas (polissacarídeos) das cápsulas de 23 sorotipos (1, 2, 3, 4, 5, 6B,7F, 8, 9N, 9V, 10A, 11A, 12F, 14, 15B, 17F, 18C, 19A, 19F, 20, 22F, 23F e 33F ) de Streptococcus pneumoniae (pneumococo), cloreto de sódio, fenol e água para injeção.





Recomenda-se a aplicação intramuscular em deltoide ou vasto lateral da coxa.




Comparativo entre Vacinas

Vacinas Particulares

  • Disponível para todos os grupos.

Vacinas Setor Público

  • Não disponível para todos os grupos. Oferecida nos CRIEs para pacientes com comorbidades.

Vacinas por Perfil

Aqui você encontra todas as vacinas que você deve tomar de acordo com seu perfil e cuidados ao viajar.