Categories: Vacinas

Saiba tudo sobre a Vacina da febre amarela

A vacina febre amarela é a melhor opção para prevenir a doença. No Brasil, ocorrem 15 mil casos anualmente. Entenda mais sobre o que é a febre amarela e a importância da vacinação.

Sobre a febre amarela

A febre amarela é uma infecção viral febril aguda que pode acometer indivíduos não vacinados em áreas de risco. Seus principais sintomas incluem febre, dor de cabeça, náuseas e vômitos e, nos casos graves, icterícia e hemorragias, com acometimento hepático e renal. O óbito nos casos graves é de 30%.

Vírus da febre amarela

No ciclo silvestre, o mosquito Haemagogus é o responsável pela transmissão da doença. Já no ciclo urbano, a transmissão ocorre através do mosquito Aedes aegypti, o mesmo causador da dengue. Atualmente no Brasil só ocorre o ciclo silvestre da doença.

Transmissão

A febre amarela possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. A transmissão não ocorre de pessoa para pessoa e sim através da picada de mosquitos transmissores infectados.

Tratamento

O tratamento da febre amarela é sintomático, pois não existe uma medicação antiviral específica. Nos casos graves está indicada a hospitalização, e pode ser necessária a admissão em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), de modo a realizar um monitoramento adequado do paciente e diminuir o risco de óbito.

Vacina da febre amarela

Atualmente há duas vacinas febre amarela disponíveis: a produzida por Bio-Manguinhos – Fiocruz, utilizada na rede pública, e a produzida pela Sanofi Pasteur, utilizada pelos serviços privados de vacinação.

Qual a composição da vacina?

A imunização produzida por Bio-Manguinhos – Fiocruz, é composta por vírus vivo atenuado, gelatina bovina, eritromicina, canamicina, cloridrato de L-histidina, L-alanina, cloreto de sódio e água para injeção. A vacina Sanofi Pasteur, além de também possuir vírus vivo atenuado em sua composição, contém lactose, sorbitol, cloridrato de L-histidina, L-alanina e solução salina. Ambas as vacinas são eficientes e seguras para proteger contra a infecção.

Quem precisa tomar a vacina da febre amarela?

A imunização é indicada para todos os indivíduos com mais de 9 meses de idade.

Por que é importante tomar essa vacina para viajar?

Alguns países exigem a vacina febre amarela para viajantes que se dirigem a áreas de risco para febre amarela ou em que o mosquito transmissor está presente. O Certificado Internacional de Vacinação (CIPV) é um documento oficial que comprova a vacinação contra doenças estabelecidas no Regulamento Sanitário Internacional (RSI). Atualmente, a febre amarela é a única doença especificada no RSI. Não são todos os países que exigem a vacina febre amarela. Atente-se sempre às regras de cada local de destino para se preparar com antecedência e evitar complicações.

Doses e validade da vacina

  • Pessoas acima de 5 anos de idade não vacinadas anteriormente devem receber uma única dose de vacina febre amarela;
  • Crianças abaixo de 5 anos devem receber uma dose aos 9 meses e outra aos 4 anos de idade;
  • Caso a pessoa tenha recebido apenas uma dose da vacina antes de completar 5 anos de idade, deverá receber uma dose adicional, independentemente da idade em que o indivíduo procure o serviço de vacinação, respeitando o intervalo mínimo de 4 semanas entre as doses.

Reações da vacina da febre amarela

Mesmo sendo uma vacina segura, algumas pessoas podem sentir sintomas após a aplicação do imunizante. Entenda as possíveis reações adversas: Comuns: febre, dor de cabeça e dor muscular são os eventos mais frequentes e podem ocorrer de 3 a 10 dias após aplicação da vacina. Raras: dor, vermelhidão, inchaço e coceira no local da aplicação. O desconforto pode durar um ou dois dias na forma leve ou moderada. Muito raras: reações alérgicas, doença neurológica (encefalite, meningite, doenças autoimunes com envolvimento do sistema nervoso central e periférico) e doença viscerotrópica (infecção pelo vírus vacinal causando danos semelhantes aos da doença).

Contraindicações

A imunização é contraindicada nos seguintes casos:
  • Crianças abaixo de 6 meses de idade.
  • Para crianças abaixo de 2 anos, não deve ser administrada concomitantemente com a vacina sarampo.
  • Indivíduos infectados pelo HIV que estejam sintomáticos ou com imunossupressão grave comprovada por exames laboratoriais.
  • Em pacientes que estejam com febre no dia da aplicação, é recomendado adiar a vacinação.
  • Pessoas com imunodepressão grave por doença ou uso de medicação.
  • Pacientes pós-transplante de órgãos, pacientes com câncer, e pacientes com doenças do timo ou ausência deste.
  • Pacientes que tenham apresentado doença neurológica desmielinizante no período de seis semanas após a aplicação de dose anterior da vacina.
  • Pessoas com história de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina bovina ou outras).
  • Gestantes.
  • Mulheres amamentando bebês com menos de 6 meses.

Onde tomar a vacina

A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Vacinação e nos serviços privados de vacinação credenciadas junto à Anvisa.

A vacinação contra a febre amarela está presente no atendimento público?

Sim, a vacina febre amarela é ofertada no Calendário Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e também pode ser encontrada nos serviços privados de vacinação. Para comprar sua vacina febre amarela com segurança, é simples e rápido, podendo agendar o melhor dia e local para aplicação. Lembre-se de manter sua carteira de vacinação sempre atualizada! Atualmente as vacinas para a gripe, meningite, febre amarela e muito mais, são as melhores opções para prevenir as doenças de maneira segura e extremamente eficiente. Fonte Ministério da Saúde. Febre amarela: sintomas, transmissão e prevenção. Disponível em: https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/febre-amarela-sintomas-transmissao-e-prevencao SBIm. Vacina febre amarela (FA). Disponível em: https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacina-febre-amarela-
Pedro Camargo

Postagens recentes

Vacina para rinite: quem pode tomar, qual sua função e preço

Vacina para rinite é um tratamento imunoterápico específico responsável por controlar sintomas das reações alérgicas.…

3 anos atrás

Vacina influenza: Conheça sua importância e tire suas dúvidas antes de se vacinar

Vacina Influenza (gripe) é a forma mais segura e eficaz de prevenir a gripe.  A…

4 anos atrás

“Flurona”: Sintomas da coinfecção de Covid-19 e influenza e a eficácia de suas vacinas

Flurona foi o nome dado à infecção simultânea de Influenza e Covid-19.    Atualmente, essa nova…

4 anos atrás

Surto de influenza: Entenda os sintomas da H3N2 e a importância da vacina da gripe na prevenção

O surto da gripe que está acontecendo atualmente deixou todas as pessoas em estado de…

4 anos atrás

Vacina hepatite B: Tudo o que você precisa saber

A vacina hepatite B previne a infecção causada pelo vírus hepatite B. A doença afeta…

4 anos atrás

Quais vacinas são obrigatórias para entrar em território internacional?

Estar atento quantos às exigências de vacinação e viagem internacional é fundamental na hora de…

4 anos atrás