Vacinas

Vacina hepatite B: Tudo o que você precisa saber

A vacina hepatite B previne a infecção causada pelo vírus hepatite B. A doença afeta diretamente o fígado e o vírus está presente no sangue e secreções, podendo ser transmitido de pessoa para pessoa. No início, ocorre uma infecção aguda que pode ser sintomática ou assintomática e evolui para uma cura espontânea após seis meses dos primeiros sintomas. Alguns casos podem se tornar crônicos.

Hepatite B: transmissão

A transmissão da hepatite viral ocorre por via parenteral e também por via sexual, sendo considerada uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). O vírus pode ser transmitido através da pele e mucosa, relações sexuais não protegidas com preservativos e por via parenteral, como compartilhamento de agulhas e seringas, tatuagens, piercings, procedimentos odontológicos ou cirúrgicos e outro. Crianças nascidas de mães portadoras do vírus da hepatite B podem se infectar durante a passagem pelo canal de parto, ao entrarem em contato com sangue e secreções contaminadas. É importante dizer que a hepatite B não é transmitida através do compartilhamento de talheres, pratos, copos, aperto de mão, abraço ou beijo.

Vacina hepatite B: doses

O esquema de vacinação para hepatite B doses funciona da seguinte maneira: Vacina Hepatite B Infantil:  uma dose em formulação isolada ao nascimento e doses aos 2, 4 e 6 meses de vida, incluídas na vacina Pentavalente de células inteiras, oferecida pelo SUS. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendam o esquema de quatro doses (adotado pelo PNI) ou de três doses: ao nascimento, em formulação isolada, e aos 2 e 6 meses de vida, como parte da vacina Hexavalente acelular. Aos 4 meses é recomendada a vacina Pentavalente acelular, que não contém o antígeno hepatite B em sua formulação. Adultos e adolescentes não vacinados no primeiro ano de vida: recomendam-se três doses, com intervalo de um ou dois meses entre primeira e a segunda doses e de seis meses entre a primeira e a terceira. A partir de 20 anos de idade utiliza-se a Vacina Hepatite B Adulto.

Esqueci de tomar uma dose/atrasei para tomar, o que eu faço?

De acordo com o Ministério da Saúde, caso haja atraso na segunda dose, a terceira dose deve ser administrada dois meses após a segunda dose, contanto que o intervalo entre a primeira e a terceira dose seja, no mínimo, de 4 meses.

Quem deve tomar a vacina hepatite B?

A vacina hepatite B é indicada para pessoas de todas as faixas etárias: crianças desde o nascimento, adolescentes, adultos, idosos e gestantes não vacinadas. A vacina hepatite B na gravidez é indicada para as gestantes anteriormente não vacinadas, aproveitando as diversas consultas de pré-natal para se completar o esquema de 3 doses.

Vacina Hepatite B: reações

As reações adversas mais comuns da vacina são: dor no local da aplicação; endurecimento, inchaço e vermelhidão. Púrpura trombocitopenia e anafilaxia são eventos adversos raríssimos.

Quem já tomou a vacina hepatite B pode tomar de novo?

Só se indicam doses além do esquema básico se houver suspeita de falta de resposta à vacina. Esta recomendação é feita pelo médico ao analisar o paciente e exames laboratoriais.

E quem tem hepatite B pode tomar a vacina de hepatite B?

Para quem já entrou em contato com o vírus da hepatite B a vacinação não é indicada por não fornecer mais nenhum benefício.

Quem tomou vacina hepatite B pode pegar a doença?

A chance de contrair o vírus é mínima, pois, a vacina fornece proteção contra todos os genótipos do vírus B conhecidos até o momento.

Qual é a importância da vacina hepatite B?

A vacina é a forma mais eficaz e segura de prevenir a infecção por HBV, fornecendo proteção para todas as idades e também para as gestantes. Fontes Dra. Keilla Freitas. Quem Já Teve Hepatite B Deve Tomar Vacina? Disponível em: https://www.drakeillafreitas.com.br/quem-ja-teve-hepatite-b-deve-tomar-vacina SBIm. Vacina Hepatite B. Disponível em: https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacina-hepatite-b
Pedro Camargo

Postagens recentes

Vacina para rinite: quem pode tomar, qual sua função e preço

Vacina para rinite é um tratamento imunoterápico específico responsável por controlar sintomas das reações alérgicas.…

2 anos atrás

Vacina influenza: Conheça sua importância e tire suas dúvidas antes de se vacinar

Vacina Influenza (gripe) é a forma mais segura e eficaz de prevenir a gripe.  A…

2 anos atrás

“Flurona”: Sintomas da coinfecção de Covid-19 e influenza e a eficácia de suas vacinas

Flurona foi o nome dado à infecção simultânea de Influenza e Covid-19.    Atualmente, essa nova…

2 anos atrás

Surto de influenza: Entenda os sintomas da H3N2 e a importância da vacina da gripe na prevenção

O surto da gripe que está acontecendo atualmente deixou todas as pessoas em estado de…

2 anos atrás

Quais vacinas são obrigatórias para entrar em território internacional?

Estar atento quantos às exigências de vacinação e viagem internacional é fundamental na hora de…

2 anos atrás

Herpes Zóster é contagioso? Entenda melhor sobre a doença, sintomas e seu tratamento

Herpes Zóster ocorre quando há uma reativação do vírus da catapora (varicela), que pode permanecer…

2 anos atrás