Gripe

Vacina influenza: Conheça sua importância e tire suas dúvidas antes de se vacinar

Vacina Influenza (gripe) é a forma mais segura e eficaz de prevenir a gripe. A gripe é uma infecção que afeta o nariz e a garganta, e também os pulmões. A doença pode atingir de maneira mais grave pessoas consideradas de risco, como crianças pequenas, gestantes, idosos e portadores de doenças crônicas.

Para que serve a vacina da influenza?

A vacina da gripe serve para prevenir infecções causadas pelo vírus Influenza. Seu objetivo é reduzir as chances de o infectado apresentar quadros graves da doença, diminuindo as internações e óbitos.

O que é a vacina da gripe quadrivalente?

A vacina quadrivalente, também chamada de tetravalente, está disponível apenas nos serviços privados de vacinação. Sua composição conta com dois subtipos de Influenza A e mais dois subtipos de Influenza B, o que garante uma proteção ainda maior.

Quem deve se vacinar contra a gripe?

O indicado é que todas as pessoas com mais de 6 meses de vida tomem a vacina Influenza, especialmente as que apresentam maiores chances de contrair a forma grave da infecção. Os grupos considerados de risco, segundo o Ministério da Saúde, são: pessoas a partir de 55 anos; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores; povos indígenas; portadores de determinadas doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; forças de segurança e salvamento; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Para estes, a vacina trivalente está disponível gratuitamente pelo SUS.

Quantas doses tem a vacina influenza?

Para estar protegido é necessário tomar apenas uma dose da vacina anualmente. A única exceção são as crianças abaixo de 9 anos que, no primeiro ano em que se vacinarem, precisam de 2 doses com intervalo de 30 dias. Fique atento às datas e não perca a campanha da vacina da gripe em 2022.

Por que é necessário se vacinar contra influenza todo ano?

É esperado que os vírus sofram mutações ao longo do tempo. Pensando nisso, todos os anos a OMS realiza uma vigilância de vírus nos hemisférios Norte e Sul e define as cepas que mais circularam para, a partir desta informação, reformular o imunizante a ser utilizado na próxima estação de influenza. Deste modo, a vacina que você tomou em 2021 não é capaz de conferir a mesma proteção em 2022.

Qual a composição da vacina influenza?

As vacinas da gripe na rede privada e pública são formuladas de maneiras diferentes. Rede pública: a vacina disponível é a trivalente e confere proteção para dois subtipos de Influenza A e um subtipo da Influenza B. Rede privada: fornece a vacina quadrivalente que contém dois subtipos de Influenza A e mais dois subtipos de Influenza B.

Quem já tomou a vacina da gripe pode tomar novamente a mesma vacina em menos de um ano?

Não há necessidade. Para se proteger de forma adequada é recomendada apenas uma dose anual do imunizante.

Vacina influenza: reações adversas

No geral, o imunizante não costuma causar muitas reações adversas. As mais comuns são: dor, vermelhidão e inchaço no local da injeção, dor muscular, mal-estar, cansaço, perda de apetite, irritabilidade, agitação e sonolência. É importante observar e buscar auxílio médico caso os sintomas sejam erupção cutânea semelhante a urticária e qualquer outro sintoma ou sinal que preocupe a pessoa que se vacinou. A avaliação por um médico irá indicar se este sinal ou sintoma tem relação com a vacina ou foi uma coincidência.

A vacina da Covid-19 protege contra influenza?

Não. Vacina da gripe e vacina Covid-19 conferem proteção para duas infecções distintas, sendo ambas de extrema importância para todos os indivíduos, salvo exceções.

A vacina da gripe protege contra quais cepas da influenza?

A vacina da gripe quadrivalente é capaz de proteger contra a gripe H3N2 e cepas de influenza B que estão circulando no momento.

Tomar a vacina da gripe me torna imune ao vírus?

A eficácia da vacina da gripe varia de acordo com a idade de cada indivíduo, podendo ser menor com o avançar dos anos. Tomar a vacina não te faz 100% imune na hora de contrair o vírus, mas ela é a principal responsável por evitar os casos graves que causam hospitalizações e óbitos.

Onde encontrar a vacina contra influenza perto de mim?

O imunizante está disponível em laboratórios de todo o país. Veja a unidade mais próxima de você através da nossa loja de vacinas e se proteja! Fontes Vacinas. A vacina da gripe é feita com o vírus vivo? Disponível em: https://vacinas.com.br/blog/como-e-feita-a-vacina-da-gripe/ Vacinas. Vacina da gripe: saiba quem deve tomar, como funciona e quais são as reações. Disponível em: https://vacinas.com.br/blog/campanha-de-vacinacao-da-gripe-e-quem-pode-tomar Vacinas. Diferença da vacina da gripe na rede privada e pública. Disponível em: https://vacinas.com.br/blog/vacina-da-gripe-rede-privada-e-publica
Pedro Camargo

Postagens recentes

Vacina para rinite: quem pode tomar, qual sua função e preço

Vacina para rinite é um tratamento imunoterápico específico responsável por controlar sintomas das reações alérgicas.…

2 anos atrás

“Flurona”: Sintomas da coinfecção de Covid-19 e influenza e a eficácia de suas vacinas

Flurona foi o nome dado à infecção simultânea de Influenza e Covid-19.    Atualmente, essa nova…

2 anos atrás

Surto de influenza: Entenda os sintomas da H3N2 e a importância da vacina da gripe na prevenção

O surto da gripe que está acontecendo atualmente deixou todas as pessoas em estado de…

2 anos atrás

Vacina hepatite B: Tudo o que você precisa saber

A vacina hepatite B previne a infecção causada pelo vírus hepatite B. A doença afeta…

2 anos atrás

Quais vacinas são obrigatórias para entrar em território internacional?

Estar atento quantos às exigências de vacinação e viagem internacional é fundamental na hora de…

2 anos atrás

Herpes Zóster é contagioso? Entenda melhor sobre a doença, sintomas e seu tratamento

Herpes Zóster ocorre quando há uma reativação do vírus da catapora (varicela), que pode permanecer…

2 anos atrás