Gripe

Surto de influenza: Entenda os sintomas da H3N2 e a importância da vacina da gripe na prevenção

O surto da gripe que está acontecendo atualmente deixou todas as pessoas em estado de alerta. A junção de diversos fatores contribuiu para isso, principalmente a baixa procura à vacina da gripe durante a pandemia da Covid-19.

Por que é necessário tomar a vacina da gripe todo ano?

A aplicação é necessária anualmente para proteger toda a comunidade das cepas de influenza circulantes. Entenda como é feita a vacina da gripe: Sua formulação é alterada ano a ano de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), responsável por fazer a vigilância nos hemisférios Norte e Sul. Portanto, a vacina tomada no ano interior não confere proteção para o ano seguinte.

Por que ocorreu um surto de influenza no final de 2021?

O surto da gripe ocorreu devido à circulação de uma cepa do vírus Influenza A H3N2 chamada Darwin. Este é um dos principais causadores de gripe, podendo ser transmitido facilmente pelo contato direto de pessoas infectadas através de gotículas respiratórias e salivares. Dentre os fatores que contribuíram para maior disseminação viral, podemos citar: baixa cobertura vacinal contra influenza em 2021, flexibilização das medidas de restrição adotadas como estratégia de prevenção à Covid-19 e ao relaxamento da etiqueta respiratória, como o uso de máscaras. Estar atento à campanha da vacina da gripe anual é fundamental para se prevenir.

Quais são os sintomas da Influenza?

Os principais sintomas que podem indicar infecção por Influenza são:
  • Febre alta de início súbito;
  • Inflamação na garganta;
  • Calafrios;
  • Perda de apetite;
  • Irritação nos olhos;
  • Vômito;
  • Dores nas articulações;
  • Tosse;
  • Mal-estar;
  • Diarreia (mais comum em crianças).

Os sintomas do vírus H1N1 e H3N2 são iguais?

A principal diferença entre a gripe H3N2 e a H1N1 é o próprio vírus causador da doença. Os sintomas, tratamento e transmissão são muito parecidos.

Existe diferença entre os sintomas de Covid-19 e H3N2?

A maioria dos sintomas da Covid-19 e H3N2 é muito semelhante. As alterações de olfato e paladar não são sintomas muito comuns em infecções pelo vírus Influenza, mas também podem ocorrer. Por isso, para diferenciar a infecção pelos dois vírus é preciso realizar testes laboratoriais.

O que é “flurona” e quais os sintomas?

Flurona é a coinfecção entre o vírus SARS-CoV-2 e o vírus Influenza. Os principais sintomas que caracterizam a infecção simultânea são: febre, dor no corpo, mal-estar geral, dor de garganta ou ao engolir e tosse. Normalmente os sintomas aparecem entre 3 e 7 dias após o contágio e podem durar até 10 dias.

Quem teve Covid-19, quanto tempo deve esperar para tomar a vacina da gripe?

Para tomar a vacina da gripe, a pessoa deve estar sem sintomas de covid-19 por pelo menos 24 horas e ter pelo menos 10 dias do início dos sintomas. Pessoas a partir de 12 anos não têm mais necessidade de aguardar 14 dias entre uma dose de vacina Covid-19 e a vacina da gripe. Só crianças entre 5 e 11 anos que tiverem recebido a vacina covid-19 devem aguardar 14 dias para tomar qualquer outra vacina.

A vacina da Covid-19 protege contra a gripe?

Não, as vacina da gripe e vacina Covid-19 são diferentes. É essencial tomar ambas para se proteger de infecções distintas. Além disso, é importante saber que as vacinas da gripe na rede privada e pública são diferentes. A dos serviços privados é a quadrivalente, formulada com duas cepas de vírus A e duas cepas de vírus B. Já a da rede pública é a trivalente, com duas cepas de vírus A e uma cepa de vírus B. Fontes Ministério da Saúde. H3N2: novo vírus influenza em circulação no país. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/h3n2-novo-virus-influenza-em-circulacao-no-pais/#:~:text=Os%20sintomas%20s%C3%A3o%20febre%20alta,e%20diarreia%2C%20principalmente%20em%20crian%C3%A7as. CNN Brasil. Influenza H3N2: o que explica o aumento dos casos de gripe no Brasil. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/influenza-h3n2-o-que-explica-o-aumento-dos-casos-de-gripe-no-brasil
Pedro Camargo

Postagens recentes

Vacina para rinite: quem pode tomar, qual sua função e preço

Vacina para rinite é um tratamento imunoterápico específico responsável por controlar sintomas das reações alérgicas.…

2 anos atrás

Vacina influenza: Conheça sua importância e tire suas dúvidas antes de se vacinar

Vacina Influenza (gripe) é a forma mais segura e eficaz de prevenir a gripe.  A…

2 anos atrás

“Flurona”: Sintomas da coinfecção de Covid-19 e influenza e a eficácia de suas vacinas

Flurona foi o nome dado à infecção simultânea de Influenza e Covid-19.    Atualmente, essa nova…

2 anos atrás

Vacina hepatite B: Tudo o que você precisa saber

A vacina hepatite B previne a infecção causada pelo vírus hepatite B. A doença afeta…

2 anos atrás

Quais vacinas são obrigatórias para entrar em território internacional?

Estar atento quantos às exigências de vacinação e viagem internacional é fundamental na hora de…

2 anos atrás

Herpes Zóster é contagioso? Entenda melhor sobre a doença, sintomas e seu tratamento

Herpes Zóster ocorre quando há uma reativação do vírus da catapora (varicela), que pode permanecer…

2 anos atrás