“O HPV é muito prevalente, com estimativas de que 80% da população mundial tenha tido contato com o vírus. No Brasil, cerca de 16 mil casos novos de câncer de colo uterino são estimados por ano, tendo como principal causa a infecção pelo HPV. Desde 2014, o Ministério da Saúde disponibiliza na rede pública a vacina quadrivalente, mas apenas para adolescentes até 14 anos. Estudos com a vacina evidenciam que pacientes já expostas ao HPV também apresentam benefício, desenvolvendo uma imunidade mais duradoura e eficaz ao vírus. “*
“O papilomavírus humano é um vírus de transmissão sexual responsável pela quase totalidade dos casos de câncer do colo uterino, além de também causar câncer de pênis, ânus e de cabeça e pescoço”.*O vírus também pode estar presentes em áreas extragenitais, como conjuntivas, mucosa nasal, oral e laríngea.
“Isso significa que o contágio do HPV ocorre por meio do contato pele a pele dos genitais, havendo ou não a penetração. A incidência do vírus é menor em grupos de mulheres que usam preservativo regularmente e com parceiros circuncidados. O grau de imunidade conferida pela infecção e o tempo de duração dessa proteção são desconhecidos, mas estima-se que apenas 50% a 60% das mulheres desenvolvem anticorpos contra o vírus após uma infecção natural. A infecção pelo HPV ocorre pela integração do DNA do vírus ao DNA das células, causando alterações nucleares leves a graves, que impactam no comportamento e na multiplicação dessas células”*.
“O HPV infecta células do epitélio basal de pele e mucosa e possui subtipos divididos em alto e baixo risco. As infecções de colo uterino são totalmente assintomáticas e normalmente são eliminadas por nossas células de defesa em menos de dois anos”*.Já o diagnóstico das lesões subclínicas pode ser feito por exame preventivo de Papanicolau. A confirmação da infecção é realizada por exames laboratoriais de diagnóstico molecular como os testes de captura híbrida e Reação em Cadeia da Polimerase (PCR).
Vacina para rinite é um tratamento imunoterápico específico responsável por controlar sintomas das reações alérgicas.…
Vacina Influenza (gripe) é a forma mais segura e eficaz de prevenir a gripe. A…
Flurona foi o nome dado à infecção simultânea de Influenza e Covid-19. Atualmente, essa nova…
O surto da gripe que está acontecendo atualmente deixou todas as pessoas em estado de…
A vacina hepatite B previne a infecção causada pelo vírus hepatite B. A doença afeta…
Estar atento quantos às exigências de vacinação e viagem internacional é fundamental na hora de…